Eleições Icict 2021 - Boletim: 30/04/2021 - Paulo Abilio

MULHERES DO ICICT - DIA NACIONAL DA MULHER 

Bom dia, Icict. Espero que todos estejam bem e com saúde.

Não vou falar de gestão e nem da campanha. Vou falar de algo muito mais importante.

Hoje se comemora o DIA NACIONAL DA MULHER, data criada na década de 80, através da Lei nº 6.791 de 9 de junho de 1980, em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira que liderou o movimento feminista no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram e ainda enfrentam muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. A data além de homenagear lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos, o combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações e agressões contra o gênero feminino. Devemos neste dia reforçar os debates com foco na luta pela igualdade. Sim sei que temos o dia 8 de março, como o dia internacional das mulheres - que é superimportante mas que precisa deixar de ser tão comercial para ser retomado como um dia de lutas.

Trazemos nesse DIA NACIONAL DA MULHER, além de valorizar e reforçar a importância das mulheres no cenário nacional, avançar de forma real em mudanças na gestão da Unidade. Para tanto no dia 05 de maio agendamos uma reunião com o coletivo de mulheres que vem trazendo debates importantes para ampliar a equidade de gênero e raça na Instituição. Participem e vamos agregar de forma efetiva propostas em nossa plataforma porque a mudança envolve revisão de privilégios e superação de opressões historicamente presentes em nosso dia a dia.

Aproveito esta data para parabenizar a todas as trabalhadoras da nossa unidade, infelizmente muitas delas invisíveis aos olhos de todos. Mulheres que grandes em suas lutas e atividades, com dupla e tripla jornadas. Que não tem reconhecimento e muitas vezes também tem salários desiguais e mesmo que estejam nos mesmos cargos hierárquicos ainda recebem falas e adjetivos machistas, ofensivos e assédio de todas as formas.

Apesar do discurso de igualdade e das falas para todos, tenho a clareza e a percepção que talvez não seja tão real. Precisamos de mais e mais SORORIDADE, RESPEITO, VALORIZAÇÃO, CUIDADO, RECONHECIMENTO, IGUALDADE, Infelizmente apesar de estarmos as vezes nos mesmos espaços, nos mesmos combates, nas mesmas tempestades, a maioria das vezes estamos em barcos  e em posições  diferentes. Algumas lutas eu Paulo, jamais vivenciei e jamais vivenciarei. Nunca sofrerei assédios, piadinhas machistas ou comentários pejorativos e infelizmente esses momentos ainda acontecem na nossa unidade e na nossa Fiocruz. Precisamos acabar com essa cultura. O normal é o RESPEITO e a VALORIZAÇÃO acima de tudo. Aprendo todos os dias com grandes e sensacionais mulheres, e não estou falando dos grandes nomes (de fato e de direito, que nos inspiram e são vozes na luta e enfrentamento a essa cultura) da nossa Instituição, mas de todas as mulheres que nos cercam, que trabalham com dignidade, honestidade, que não se calam diante das covardias, mulheres como você, que nunca serão pessoas comuns, pois todas vocês são especiais. Agradeço os muitos aprendizados e correções, a minha Mãe, minha irmã e minha esposa, mulheres excepcionais por me permitirem ser um homem melhor.

Um dos pontos que tenho falado e penso a muito tempo, é que nossa unidade pode e deve ser uma inspiração para a Fiocruz na luta por direitos e no enfrentamento a desigualdades. E mais uma vez digo que discursos, livros, palavras, artigos, eventos são importantes, mas ações concretas, persistentes, duradouras, inspiradoras e resolutivas de enfrentamento, talvez possam melhorar a vida de muitas mulheres no seu silêncio diário.  Tenho falado na campanha sobre ANOS TEMÁTICOS, ainda temos tempo e oportunidade de trazer essa LUTA para este ano. Penso na Temática MULHERES NA PANDEMIA, trazer essa discussão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres durante estes dois anos de pandemia e no cenário do ano pós-covid. E pensar em como podemos efetivamente de forma coletiva e convergente ajudar. Talvez possamos criar um aplicativo de apoio e combate ao assédio, um sistema de apoio ao ensino remoto, um infográfico para mulheres e meninas sobre seus direitos, uma série de podcasts de incentivo e inspiração, oficinas remotas de ensino prático, produção audiovisual de curta duração, oficina de vídeos por celular de forma remota, um curso de finanças. Somos tão bons nas coisas que fazemos que tenho certeza faremos algo realmente incrível e de uso prático para todas as mulheres.

Penso que isso talvez não seja uma obrigação de trabalho, mas uma boa causa que vale muito estarmos engajados nessa campanha.

Aproveitem seu dia.

Obrigado por fazerem parte e tornarem nosso Instituto especial.

Na segunda continuamos nosso bate papo de como mudar e fazer um Icict diferente

Usem hoje e sempre as hashtags que valorizem todas as mulheres.  

#eurespeitoasmulheres #machismofazmal #NãoMereçoSerEstuprada #PrimeiroAssédio #MexeuComUmaMexeuComTodas
#timesup #deixaelatrabalhar #elenão #sororidade #empoderamentofeminino #feminismo #empoderamento
#girlpower #amorproprio #autoestima #feminista #juntassomosmaisfortes #respeito #forçafeminina #mulheresfortes #mulheresreais #mulheresunidas

Abcs em todos.

Não tenha medo da mudança, sejamos a mudança.
Acompanhe a campanha através das redes sociais
Mande suas dúvidas e sugestões
https://linktr.ee/pauloabilioicict

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Paulo Abilio

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Eleições Icict 2021

O Icict torna público seu processo de eleição para o cargo de Diretor (a)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS