Eleições Icict 2021: Comissão Eleitoral torna pública a notificação encaminhada pelo candidato Paulo Abilio

A Comissão Eleitoral recebeu, na última sexta-feira (30/04), uma notificação do candidato Paulo Abilio sobre dois pontos:

1: Mensagem sobre o comunicado 'Contrato de Terceirização: Direção esclarece dúvidas dos trabalhadores' - via Icict-L:

Na notificação o candidato expôs que: “O texto divulgado hoje me parece no mínimo oportunista ao ser apresentado durante o período de campanha, onde ao longo da semana tem sido sinalizado nas reuniões pontos importantes sobre a terceirização e a falta de transparência. Porém o texto começa falando "Ante dúvidas e boatos que tem circulado entre profissionais do Instituto, a direção do Icict vem a público esclarecer alguns pontos...". Bom gostaria de esclarecer que esse tema tem sido discutido durante a campanha nas reuniões e tem sido motivo de preocupação dos nossos colaboradores terceirizados - não é e nunca foi um Boato e sim uma preocupação e a Direção colocar esse texto, neste momento, tendo em vista ser o atual diretor, configura o uso da máquina administrativa da própria direção em resposta a tantas sinalizações deste tema durante a campanha. E apesar da comissão não ter gerência sobre a publicação de textos da direção, gostaria de uma reflexão e avaliação sobre o tema.  No dia de hoje houve dupla informação sobre o atual candidato em forte manifestação em resposta a falas dos trabalhadores. 

A citação de boatos, sugere que tem circulado informações erradas, falsas ou levianas. E isso não é verdade - a perda do plano de saúde, configura efetivamente perda do salário e uma grande preocupação em momentos tão críticos. Certamente nunca foi citado que a culpa é da direção, mas é um fato real e está aliado a processos legais que extrapolam a vontade de qualquer diretor e talvez da própria Fiocruz. Porém a discussão e honestidade de abordar esse ponto de forma transparente é importante e trazer a discussão de como podemos pensar de forma estratégica sobre esse assunto. 

O tema é relevante e importante pois impacta na vida das pessoas, mas ao longo de uma breve revisão dos e-mails da lista Icict-l dos últimos meses, não encontrei nenhum e-mail versando sobre o assunto em atenção aos terceirizados e comunidade Icict.

Não quero polemizar, mas isso fere totalmente o debate democrático acordado na nossa reunião e maior espaço de fala do atual diretor e candidato. Que somente hoje teve a oportunidade de enviar um boletim e um e-mail da direção. Se é um tema sinalizado durante o processo eleitoral que usasse seu boletim diário para informar a comunidade Icict sua preocupação e a proposta já encaminhada no âmbito da gestão de um contrato que expira em 2021, onde até o término deste processo eleitoral não podermos afirmar quem será o próximo diretor.”  

Diante do exposto, a Comissão Eleitoral, considerando as atribuições previstas no Artigo 26, do Regulamento Eleitoral, debateu e deliberou sobre a notificação e decidiu por torná-la pública, visto nosso compromisso com a transparência no processo eleitoral.

Adicionalmente, como mencionado na própria notificação, a Comissão não tem gerência sobre informes institucionais.

2: Tamanho da mensagem do boletim diário do candidato Rodrigo Murtinho, de 30/04:

A Comissão informa que redobrará a atenção ao cumprimento ao estabelecido no §1º, do Artigo 8º, do Regulamento Eleitoral “Cada candidato(a) terá direito a publicar nesse boletim um texto de até duas laudas (formatado em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5), sob sua responsabilidade de autoria e envio.” e Anexo III: Normas para Propaganda Eleitoral – Item 5.

Esclarecemos que a análise dos boletins teve foco na preservação da lisura do processo e em garantir que não houvesse mensagens de injuria ou calúnia e que após a análise do formato de todos os boletins enviados pelos dois candidatos, no dia de hoje, identificamos que ambos ultrapassaram o limite estabelecido no §1º, do Artigo 8º. Dessa forma, entendemos que não houve parcialidade ou prejuízo para nenhum dos candidatos.

Os candidatos foram informados por e-mail que boletins fora do formato não seguirão para publicação.

Comissão Eleitoral

Assuntos relacionados

Eleições Icict 2021

O Icict torna público seu processo de eleição para o cargo de Diretor (a)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS