">
Comunicação pública como bússola
O Icict traz a "comunicação" já no nome. E elegeu a “comunicação pública da ciência e da saúde” um dos eixos de sua matriz estratégica. Não à toa, o primeiro objetivo desse eixo é:
"Promover a Comunicação Pública, buscando assegurar a pluralidade e a diversidade, tendo como referência o conceito ampliado de Saúde e os princípios do SUS."
Mas como temos de fato promovido a comunicação pública? Por um lado, é inegável o papel do Icict na defesa do direito à comunicação e à informação como essenciais ao direito à saúde. Fundamental frisar a importância de um laboratório como o Laces. Lembrar que foi aqui, no Icict, que nasceu a ideia de "Comunicação e Saúde" como um campo de conhecimento. Ou que temos o mais importante polo audiovisual em saúde da América Latina: a VideoSaúde.
Por outro lado, acreditamos que podemos fazer e produzir mais, no sentido de ampliar ações que caminhem de fato na construção de uma comunicação pública. Para isso, nossa proposta é elaborar um diagnóstico e traçar novas estratégias, desenvolvendo uma política de comunicação própria da unidade, em sintonia com a política de comunicação da Fiocruz. Tudo isso, claro, em consonância com a Câmara Técnica de Comunicação Pública, já atuante.
Dentre nossas propostas, está a reformulação da Assessoria de Comunicação do instituto e do CTIC, formando um núcleo integrado de comunicação pública. E, com isso, a criação de uma equipe multidisciplinar que atue não apenas com assessoria de imprensa e comunicação institucional, mas também com divulgação científica e comunicação pública.
Outra proposta é a promoção de mais integração entre o setor de Comunicação e os laboratórios, para que a atuação de comunicadores não se limite à divulgação, e sim possam se engajar em projetos de comunicação inovadores, em sintonia com a área científica. E a criação de um núcleo de jornalismo de dados, aproveitando o enorme potencial dos laboratórios e projetos em informação e ciência de dados. Ideias que, claro, serão debatidas com toda a comunidade do Icict.
Leia aqui a proposta de gestão de Adriano.
Nos siga no Instagram @adrianoicict2025
Fale com Adriano no falacomigo.adrianoicict2025@gmail.com.
O conteúdo dos boletins de campanha é de responsabilidade dos próprios candidatos, conforme Artigo 10º do regulamento eleitoral.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.