Linha do tempo

A trajetória do Icict tem início em 1986. Em pleno processo de redemocratização do país, o sanitarista Sergio Arouca criava a então Superintendência de Informação Científica (SIC), hoje Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Inicialmente, a instituição se especializou na prestação de serviços – seja de comunicação, programação visual, informática, análise de dados, gestão de bibliotecas ou apoio a pesquisadores. Pouco a pouco, as ações que eram destinadas sobretudo a outros setores e unidades da Fiocruz passaram a ser demandadas também pelo Ministério da Saúde e instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), sinalizando a excelência das atividades desenvolvidas no campo da informação científica e tecnológica em saúde.

De lá para cá, a instituição passou por inúmeras reformas, avançou em práticas e processos de trabalho, até se tornar, em 2006, unidade técnico-científica da Fiocruz, passando a desempenhar um papel fundamental para a Fundação, o Ministério da Saúde, o SUS e parceiros internacionais. Hoje, assumimos uma responsabilidade estratégica de renovação para a construção e a reflexão sobre o campo da Informação e Comunicação em Saúde e de seus impactos para o SUS.

 
Ver por ano
2017

O Conselho Deliberativo do Icict, reunido em sessão extraordinária na manhã do dia 12 de maio de 2017, analisou e homologou o resultado das Eleições para Diretor do Icict - quadriênio 2017-2021. O candidato único Rodrigo Murtinho, vice-diretor de Informação e Comunicação do Icict, venceu o pleito, com 82% dos votos válidos. A votação foi realizada nos dias 10 e 11 de maio e contou com um total de 158 votos, o equivalente a 90,8% do colégio eleitoral da unidade, de 174 eleitores.

A saúde de animais e seres humanos foi o principal assunto do seminário ‘Zoonoses e animais negligenciados’, promovido pelo Icict/Fiocruz em 23 de março de 2017, na Biblioteca de Manguinhos. A atividade reuniu um dos maiores públicos do Centro de Estudos, com pesquisadores, médicos veterinários, profissionais de saúde pública e militantes de movimentos de proteção e bem estar animal em torno de ações de prevenção, informação e mobilização.

Jovens das equipes vencedoras do Hackathon em Saúde participaram da 10ª Campus Party Brasil, em São Paulo, como parte da premiação. Durante o evento, assistiram palestras sobre ciência, empreendedorismo e tecnologia, além de oficinas de inovação. Alguns decidiram se desafiar novamente em outros hackathons realizados no festival. 

2016

O seminário “Prevenção de intoxicações em foco: panorama das intoxicações infantis e ações educativas”, realizado em 12 de dezembro de 2016, reuniu especialistas para falarem sobre os casos de intoxicações em crianças e como trabalhar a prevenção, evitando que acidentes e até óbitos ocorram nesta faixa etária.Com a mediação da pesquisadora Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox – Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o seminário teve a participação de Ana Claudia Lopes de Moraes, do Centro de Controle de Intoxicações/Niterói (CCIn), que falou sobre “Intoxicações em Crianças: um Panorama do Cenário Atual”. 

Pesquisadores de diversas áreas de saúde coletiva se reuniram no Icict/Fiocruz para o lançamento de análises inéditas sobre desigualdades em saúde no Brasil a partir dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013). Foram 14 artigos reunidos no suplemento A Panorama of Health Inequalities in Brazil, do periódico International Journal for Equity in Health.Os resultados foram apresentados no seminário do Centro de Estudos do Icict, em 7 de dezembro de 2016, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, com a presença de alguns dos autores e uma participação à distância, além dos editores do suplemento Célia Landmann Szwarcwald, do Icict, e James Macinko, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Páginas

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS