Curso aborda gestão da preservação de acervos bibliográficos

por
Graça Portela
,
01/04/2014

O Setor de Preservação de Acervos Bibliográficos da Biblioteca de Manguinhos oferecerá, nos meses de abril e maio de 2014, o I Curso de Introdução à Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais. Dirigido a bibliotecários, técnicos e profissionais que atuam na Rede de Bibliotecas da Fiocruz, o curso será ministrado por Fabiano Cataldo de Azevedo, coordenador do curso de bacharelado em Biblioteconomia da UNIRIO.

O curso, que é voltado à gestão de preservação dos acervos bibliográficos da Fundação, está dividido em dois módulos. O primeiro, que ocorrerá de 2 a 4/04, de 10h às 17h, tem como conteúdo “Preservação, conservação, conservação preventiva, patrimônio e outros conceitos”; “Coleções especiais e acervos de memória: conceitos” e “Apontamentos sobre história do livro, das bibliotecas e do gerenciamento de coleções bibliográficas”.

Em maio, nos dias 14 e 16, de 10h às 18h, ocorrerá o segundo módulo e abordará “Competências e formação do gestor de coleções especiais”; “A Preservação de acervos bibliográficos como prática biblioteconômica”; “A Preservação e o Gerenciamento de Acervos Bibliográficos: uma abordagem a partir da Formação e Desenvolvimento de Coleções” e “Tratamento técnico de Coleções Especiais”. 

Devido a grande procura, foi necessário limitar o número de vagas a 40. Segundo Marilene Fragas, responsável pelo Laboratório de Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos, que está vinculado à Gestão de Acervos Bibliográficos, do Icict, o curso ajudará a qualificar mais ainda os profissionais que trabalham com a preservação de acervos. Nessa pequena entrevista, ela fala sobre a importância do curso.

Qual a importância do curso para os profissionais da Fundação que trabalham com acervos bibliográficos?

Marilene Fragas - Foto: Naldo Fernandes / Ascom / IcictMarilene Fragas: Extremamente importante! A Fundação possui acervos de publicações bibliográficas raras em várias bibliotecas e pela preciosidade destas coleções, este curso poderá sensibilizar e capacitar melhor os profissionais que atuam cotidianamente com estas obras. Tendo a oportunidade de receber um conhecimento mais específico, a partir de agora o "olhar" para cada obra será diferenciado, valorizando mais o desempenho de suas atividades.

Quais as expectativas que vc têm em relação ao curso e seu impacto no trabalho do pessoal?

Marilene Fragas: A Seção de Preservação de Acervos já orienta, faz palestras, executa os serviços e oferece treinamentos mais gerais, porém este curso com contéudo mais específico, oferecido por um profissional com a experiência do Profº Fabiano, poderá impactar imediatamente nas atividades de nossos profissionais. Por exemplo, em um treinamento que fizemos no ano passado para a equipe de limpeza ambiental, abordamos como identificar excrementos de insetos nas estantes. No dia seguinte pela manhã, a profissional foi realizar a limpeza do ambiente e observou um pó na estante, nos avisou e confirmamos que eram brocas ativas em uma determinada coleção. Foi possível agirmos rápido para impedir a infestação nas demais coleções. 

Espero que todos os profissionais, mesmo os que não atuam diretamente com obras raras, possam valorizar e entender a importância da preservação dos acervos de um modo geral,  porque o que não é raro hoje um dia poderá ser, e desde já temos que tratá-los adequadamente, pois o papel é material orgânico e se deteriora diariamente, portanto necessita de cuidados especiais para que possamos repassar as informações contidas nestes documentos para as futuras gerações.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Galeria de fotos

I Curso de Introdução à Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais
I Curso de Introdução à Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais
Fabiano Cataldo, professor do I Curso de Introdução à Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS