Desastres climáticos extremos são tema de seminário

por
Graça Portela
,
30/04/2014

Entre 1991 e 2010 foram registrados 31.909 desastres naturais no Brasil, entre inundações, secas, vendavais e temporais, gerando um total de 2.475 mortos, segundo dados da Defesa Civil. O que esses números revelam?

Buscando dar uma resposta à pergunta, o Núcleo de Geoprocessamento do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict) realizará no dia 7/05, das 13h30 às 16h30, o seminário “Eventos climáticos extremos, desastres e impactos sobre a saúde - o que dizem os sistemas de informação?”, e lançará uma ferramenta que disponibiliza informações sobre desastres climáticos e seus impactos a curto, médio e longo prazos sobre a saúde. A ferramenta, que já se encontra disponível no Observatório Clima e Saúde, do Icict, servirá como auxílio ao planejamento e tomada de decisões na ocorrência dos eventos climáticos extremos, e no direcionamento de programas que minimizem os impactos humanos.

A equipe do Observatório de Clima e Saúde analisou os dados dos sistemas de informações da saúde, como o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, além de outros sistemas. Com o cruzamento dos dados, foi possível observar, por exemplo, a previsibilidade dos desastres climáticos, onde as secas se repetem de quatro em quatro anos no sul do país e no nordeste. Ou, por outro lado, a sobreposição de riscos de desastres climáticos em determinadas regiões. Com esse novo instrumento, será possível aos governos estudar políticas preventivas de curto, médio e longo prazos para as regiões afetadas, como, por exemplo, a não construção em áreas de encostas da Serra do Mar, ou a construção de barragens de retenção que ajudem a evitar o transbordamento de rios, ou o não povoamento de locais de fundo de vale.

O Seminário, coordenado pelo pesquisador Christovam Barcellos, responsável pelo Lis e coordenador do Observatório, contará com a presença dos especialistas Carlos Corvalán, da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tiago Molina Schnorr, meteorologista do Centro de Monitoramento e Operações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, Daniela Buosi, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Valcler Fernandes, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Paulo Nobre, coordenador da Rede Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),  Roberto Robadey, comandante do Comando de Bombeiros da Área Serrana do Estado do Rio de Janeiro (CBA II) e a climatologista Francis Lacerda, do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dentre outros.

Não há necessidade de inscrição para o evento, que tem entrada gratuita e é dirigido a profissionais, pesquisadores, gestores, alunos e público em geral que se interessem pelas questões climáticas e seus impactos no dia a dia, além da utilização do geoprocessamento na saúde. O seminário será realizado no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz, que fica na Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, Manguinhos, Rio de Janeiro.

A Programação

Seminário “Eventos climáticos extremos, desastres e impactos sobre a saúde –
o que dizem os sistemas de informação?”
Data & Horário: 7/05/2014 – Quarta-feira – Das 13h30 às 16h30
Horário Conteúdo Participantes
13h30 às 14h Abertura Valcler Fernandes (vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/Fiocruz) 
Umberto Trigueiros  (Icict/Fiocruz)
Daniela Buosi (SVS/MS) 
14h às 15h30 Mesa redonda seguida de debates Carlos Corvalán (OPS-OMS)
Paulo Nobre (Rede Clima/INPE)
Roberto Robadey - Defesa Civil do Estado RJ
Moderador: Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz)
15h30 às 16h Café  
16h às 16h30 Apresentação do Observatório Clima e Saúde Diego Xavier Silva (Icict/Fiocruz)
Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz) 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Seminário Desastres Extremos - Anuário 2012 Ministério da Integração Nacional

Anuário Brasileiro de Desastres Naturais 2012 - 2ª edição - Ministério da Integração Nacional / Secretaria Nacional de Defesa Civil / Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Seminário Desastres Extremos - Apresentação Carlos Corvalan OPAS-OMS

Apresentação de Carlos Corvalan (OPAS/OMS) na Rio +20 - "Pillars of Sustainable Development: Opportunities for Rio + 20"

Seminário Desastres Extremos - Apresentação SEDEC-MIN

Apresentação "A atuação da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) na gestão de riscos e resposta a desastres naturais" de Rafael Shadeck, Marcus Suassuna Santos, Tiago Molina Schnorr e Getúlio Ezequiel da Costa Peixoto Filho

Seminário Desastres Extremos - IPCC - Relatório 2014

Último relatório (março/abril/2014) do IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change.

Seminário Desastres Extremos - Paulo Nobre - BESM

"Brazilian Earth System Model - BESM" - de Paulo Nobre, setembro/2013 (em inglês), apresentação para a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS