Ao completar 26 anos, VideoSaúde realiza oficina interna

por
Daniela Muzi
,
22/05/2014

Pensar as atividades da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, seu presente e seu futuro, é fundamentalmente avaliar como elas se articulam com as demais atividades do Icict, com a Fiocruz e com o Sistema Único de Saúde (SUS). A Fiocruz, o SUS e a rede de entidades e instituições que lutavam pelo direito à saúde nos idos de 1988 foram os motivadores da criação da Distribuidora. A equipe (equipe da VideoSaúde na sua institucionalização (1988/92): Aurea da Rocha Pitta, Janine Miranda Cardoso, Homero Teixeira de Carvalho, Sergio Brito, Tania Cristina Pereira, Pauliran Araujo de Freitas e Neide Mascarenhas) entendia que a sua atuação, no então nascente Sistema Único de Saúde, representava também o fortalecimento do conceito ampliado de saúde e da democratização da comunicação setorial no país.

Foi assim que o jornalista e mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Homero Teixeira de Carvalho e a equipe da Distribuidora deram início aos trabalhos da I Oficina Interna da VideoSaúde, realizada entre os dias 1º e 7/4 Icict, no Rio de Janeiro.

O objetivo da oficina foi iniciar o projeto de (re)planejamento das atividades da Distribuidora, tendo em vista o cenário das novas tecnologias de comunicação e informação e a Política de Acesso Livre que vem sendo discutida e adotada na Fiocruz.

A pesquisadora Aurea da Rocha Pitta, ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), em parceria com a Coordenadora da VideoSaúde, Eliane Pontes, e a administradora e especialista em gestão em saúde Claudia Lima de Oliveira, elaboraram a metodologia da oficina que se dividiu em três momentos: construção coletiva da imagem desejada para a VideoSaúde (futuro); identificação de problemas que impedem a caminhada para o futuro desejado (presente) e elaboração do quadro de soluções, uma espécie de mapa para alcançar os objetivos pactuados contendo a indicação das soluções, responsáveis e parceiros. A metodologia da oficina foi desenvolvida a partir de uma forma simplificada do método de Planejamento Estratégico e Situacional (PES), elaborado pelo economista chileno Carlos Matus, cujos professores Javier Uribe Rivera, Elizabeth Artmann e Marilene Castilho de Sá, todos da Ensp, são especialistas.

Além das dinâmicas de grupo, a oficina contou com duas palestras, uma ministrada pelo pesquisador da Fundação Ezequiel Dias cedido à Ensp Gil Sevalho, que apresentou o tema “Processo saúde-doença-cuidado e diversidade: uma crítica aos conceitos de promoção da saúde, estilo de vida, empoderamento a partir de Paulo Freire”.  Na apresentação, Sevalho apontou a necessidade de olhar para o território – que na concepção de Milton Santos, parceiro intelectual de Paulo Freire, não se limita aos espaços geográficos, correspondendo aos espaços sociais e culturais – espaços de práticas de comunicação, orientação que dialoga com as premissas do campo da Comunicação e Saúde.

A palestra ministrada no segundo dia da oficina foi proferida pelo jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Gustavo Gindre, membro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) por dois mandatos (2004-2007 e 2007-2010) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. Gindre, que é servidor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), abordou o cenário atual das telecomunicações e apresentou as modalidades de fomento da agência.

Os documentos e reflexões produzidos durante a I Oficina Interna da VideoSaúde foram consolidados e apresentados ao diretor do Icict, Umberto Trigueiros, e ao vice-diretor de Comunicação e Informação, Rodrigo Murtinho, para contribuir com as discussões que ocorrerão na Oficina de Gestão da Unidade a ser realizada em novembro de 2014. A entrega do documento marcou a celebração do 26º aniversário da VideoSaúde, que planeja o seu futuro para seguir com a missão de compartilhar conhecimento em saúde e fortalecer o SUS.

Comentários

Muito bom Beto. Sem vocea jamais teraimos estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Galeria de fotos

Oficina interna de trabalho em comemoração aos 26 anos da VideoSaúde realizada em abril de 2014
Em cinco dias de atividades, VideoSaúde planejou atividades da Distribuidora
Em cinco dias de atividades, VideoSaúde planejou atividades da Distribuidora
Oficina interna de trabalho em comemoração aos 26 anos da VideoSaúde realizada em abril de 2014

Assuntos relacionados

VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz

Polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde. Oferece, ainda, serviço de copiagem em DVD dos vídeos licenciados de seu acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS