Saúde e jornalismo – introdução a modos de produzir e analisar

O curso proporciona uma reflexão crítica sobre as relações entre jornalismo e saúde coletiva. A análise da cobertura jornalística de temas relevantes na área da saúde é uma das metodologias propostas no decorrer da capacitação, que propõe identificar as interfaces e tensões entre os dois campos. As inscrições são abertas a cada dois anos.

Objetivos

  • Favorecer a reflexão crítica sobre as relações entre jornalismo e saúde coletiva.
  • Apresentar e exercitar propostas teórico-metodológicas para análise da cobertura jornalística sobre temas relevantes da saúde.
  • Identificar concepções, modelos e condições sociotécnicas das práticas jornalísticas, assim como interfaces e tensões existentes com a saúde coletiva.
  • Refletir sobre os discursos que são privilegiados ou silenciados na cobertura jornalística sobre saúde levando em conta as bases sociais (culturais, políticas, econômicas) que sustentam tal seleção.
  • Apresentar conceitos básicos e procedimentos metodológicos que possibilitem analisar a produção no jornalismo impresso, televisivo e on-line.

Perfil do candidato

Profissionais graduados e estudantes de pós-graduação que atuam ou desejam atuar em áreas de interface entre os campos do jornalismo e da saúde.

Carga Horária

60 horas

Periodicidade

Bianual

Inscrições

Inscrições serão abertas por meio da Plataforma SIGA e divulgadas no site do Icict. O candidato interessado deverá ler a chamada pública, preencher o formulário eletrônico de inscrição, enviar a documentação solicitada e acompanhar as etapas do processo seletivo pelo site.

Coordenação

Kátia Lerner

Eliana Martins Marcolino

Wilson Couto Borges

Onde estamos

Campus Expansão da Fiocruz
Avenida Brasil, 4036 – sala 210
Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ
Tel.: +55 (21) 3882-9063 | +55 (21) 3882-9033
gestaoacademica@icict.fiocruz.br

Plataformas de Acesso

Cursos

Cinema etnográfico, imagem e pesquisa qualitativa em saúde

O curso estimula a utilização de novas ferramentas de coleta de dados em pesquisa e possibilita discussões sobre novas metodologias de pesquisa com imagens

Oficina VideoSaúde – da ideia ao argumento

Fornece subsídios para a elaboração de propostas de produção de vídeos sobre temas associados à Saúde Pública

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS