Reciis lança edição já com novas diretrizes para autores

por
Graça Portela
,
14/10/2014

Com um editorial que chama a atenção para a questão da autoria em artigos científicos, já está on-line o número 3, do volume 8, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis.

No editorial, Rosany Bochner, editora científica da Revista, aborda uma questão incômoda para pesquisadores do mundo inteiro: a atribuição de autoria nas publicações científicas. O tema polêmico mostra a preocupação dos editores da Reciis em assegurar a qualidade do que é publicado, não só em respeito ao leitor, mas também a todos que buscam o veículo para publicar seus trabalhos.

A partir desta edição, a Reciis passa a adotar em suas diretrizes para autores a necessidade de declaração da contribuição autoral, conforme os critérios de autoria do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE) e preconizam que o autor deve, dentre outros pontos, ser capaz de identificar quais os coautores responsáveis por outras partes específicas da obra.

A edição começa com uma nota de conjuntura sobre um tema atualíssimo, que é o tratamento dado pela mídia à epidemia do vírus Ebola. A seguir, sete artigos inéditos originais enfocando temas que vão desde estudos bibliométricos baseados na produção científica, que traçam a participação do idoso na sociedade; passando pela tecnologia, que é abordada por ângulos diferentes em artigos sobre a nanotecnologia, a comunicação em mídias digitais e a implementação do programa de telessaúde em Pernambuco. E, finalizando os artigos, um que fala sobre a lógica nebulosa para previsão do HPV.

A revista também apresenta dois ensaios: o primeiro traz uma discussão sobre bioética ao confrontar a Lei da Biossegurança com as novas tecnologias terapêuticas, em especial com a utilização de células-tronco embrionárias. O segundo apresenta as relações econômicas e políticas que têm impacto na acessibilidade à informação científica. O relato de experiência apresenta as potencialidades e limitações de um acervo digital para um programa de promoção do desenvolvimento infantil.

No relato de experiência, os autores falam sobre as potencialidades e limitações do acervo digital em um programa de promoção do desenvolvimento infantil. E, para finalizar, uma resenha sobre o documentário “O veneno está na mesa II”, de Silvio Tendler, que mostra o modelo produtivo do agronegócio e seus agrotóxicos e as opções para uma produção agrícola socialmente justa.

A Reciis é uma publicação trimestral, de acesso aberto e sem ônus para o autor, que publica artigos de interesse nos campos da comunicação, informação e áreas afins relacionadas à saúde.

Acesse, ao lado, a última edição da Reciis. 

Arquivos para download

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS