Pesquisador do Icict lança livro sobre desenvolvimento sustentável dia 30/10

por
Graça Portela
,
27/10/2014

O pesquisador do Icict Carlos Saldanha lançará na quinta-feira, 30/10, às 19h, o livro “Desenvolvimento Sustentável para o Antropoceno”, no qual aborda as mudanças climáticas que estão ocorrendo e que ainda virão, seus efeitos sobre o paneta e o papel da sociedade nesse contexto.

Segundo matéria publicada na Revista Planeta, a história geológica do planeta Terra se estende por 4,5 bilhões de anos e quatro grandes divisões (ou éons): Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico (o atual). Cada éon subdivide-se em eras. O éon Fanerozoico (com 543 milhões de anos) tem três: Paleozoico (A), Mesozoico (B) e Cenozoico (C). As eras são divididas em períodos. A atual era Cenozoica (65 milhões de anos), tem dois: o Paleogeno (D) e o Neogeno (E). Os períodos, por sua vez, dividem-se em épocas. O nosso período Neogeno (de 23 milhões de anos) possui quatro épocas, por enquanto: o Mioceno, o Plioceno, o Pleistoceno e o Holoceno (iniciado há 12 mil anos). O Antropoceno - a idade recente do homem - seria uma quinta época.

O termo “Antropoceno” pode parecer estranho para alguns, mas cada vez mais pesquisadores o vêm utilizando para falar sobre este período no qual vivemos. Segundo os estudiosos, as transformações no planeta, devido às atividades humanas, estão alterando a face da Terra. Os cientistas acreditam que se os limites planetários – mudança do clima, perda de biodiversidade, interferência nos ciclos de nitrogênio e fósforo, redução do ozônio estratosférico, acidificação dos oceanos, sobreuso de recursos hídricos, mudança no uso da terra, poluição química e acumulo de aerossóis atmosféricos - forem ultrapassados, o sistema todo poderá ser colocado em risco.

Em seu livro, Carlos Saldanha faz uma análise crítica a partir da compreensão do desenvolvimento sustentável baseada em descrições e análises da sociedade brasileira, procurando conexões, levantando discussões e reflexões propositivas. Capítulos como “Defesa da natureza como coisa pública e institucionalização de uma política pública ambiental”, “Gestão, conservação e proteção na resolução integrada de problemas ambientais com reforma do Estado”, “Ações estruturantes nas esferas públicas supranacionais, nacionais e subnacionais”, “Para uma próxima leitura do Brasil contemporâneo no Antropoceno através da política energética e do pré-sal”, dentre outros, mostram a originalidade da obra feita pelo pesquisador do Icict.

Saldanha vem desenvolvendo há alguns anos estudos na área de meio ambiente. Além de pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), Biodiversidade e Saúde (PPGBS/IOC), ambos da Fiocruz, e Meio Ambiente (PPGMA) da Uerj, é também organizador da coletânea “Animais na Sociedade Brasileira: práticas, relações e interdependências”, de 2013.

O livro “Desenvolvimento Sustentável para o Antropoceno” será lançado pela Editora e-papers no Espaço Itaú de Cinema, que fica na Praia de Botafogo, 316, Lojas D/E, em Botafogo, com entrada franca.

Ao lado, leia a entrevista concedida por Carlos Saldanha ao site do Icict, em que fala do porquê ter escrito o livro.

Assuntos relacionados

"Pensar o mundo em que vivemos sem dissociar a história da Terra da história da humanidade"

Em entrevista, Carlos Saldanha fala sobre o seu livro "Desenvolvimento Sustentável para o Antropoceno"

Livro aborda a relação da sociedade contemporânea com os animais

Organizado por Carlos Saldanha, do Icict, lançamento será no dia 3/07

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS