A saúde na mídia – observatório pesquisa comunicação sobre a dengue

por
Rafael Cavadas
,
27/10/2006

Como a saúde é tratada nos meios de comunicação? Que vozes estão contempladas e quais são silenciadas? Para buscar essas e outras respostas, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Comunicação e Saúde (Nepcom) do Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict) mantém um Observatório de Mídia sobre Saúde, que acaba de lançar a edição inaugural do seu boletim informativo. A dengue é o primeiro tema do observatório e a intenção do boletim é compartilhar suas análises e apresentar outros olhares sobre a doença.

De acordo com a coordenadora do Observatório, Inesita Araújo, a iniciativa de criar um boletim surgiu para divulgar a análise dos veículos estudados pelo observatório, bem como seus discursos e os das instituições de saúde.

- Nós sabemos que existe um processo de produção de sentido a partir da mídia, que deve ser compreendido. A nossa posição não é de antagonismos à mídia e sim, de contribuir para a construção dos processos de comunicação em saúde, afirma a coordenadora. Neste sentido, o observatório é uma forma possível de qualificar essa contribuição.

Para verificar a abordagem da dengue na mídia, o Nepcom passou dois anos acompanhando os jornais O Dia e Extra e as duas edições diárias do telejornal RJ TV (Tv Globo). Segundo a pesquisa, esses veículos são os mais populares no complexo de Manguinhos, região escolhida para realizar a pesquisa. O observatório sobre mídia é parte do projeto de Avaliação da Comunicação na Prevenção da Denguedesenvolvido desde 2004, pelo Núcleo, através da Rede Dengue, que integra 67 grupos de pesquisa de instituições relevantes na área da saúde.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Uma base de dados para o Observatório Saúde na Mídia

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo fortalecer o Observatório Saúde na Mídia, com a criação de uma base de dados contendo as informações jornalísticas sobre saúde coletadas, o que irá incrementar a capacidade de análises do Observatório, além de que poderá ser o instrumento básico para o desenvolvimento de diversas pesquisas sobre a saúde na mídia.

Observatório Saúde na Mídia

Criado em 2008, seu objetivo principal é realizar análises sobre os modos pelos quais os meios de comunicação de massa produzem sentidos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os temas específicos da saúde, bem como contribuir para a luta pela democratização da comunicação na sociedade em geral e, na saúde, em particular.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS