Tese do PPGICS faz estudo cartográfico do noticiário da revista Veja

por
Graça Portela
,
29/07/2015

Na próxima segunda-feira, 3 de agosto, o aluno Luiz Marcelo Robalinho Ferraz, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) defenderá a tese de doutorado "Doença, uma noção (também) jornalística: estudo cartográfico do noticiário de capa do semanário de informação Veja (1968-2014)".

O estudo enfoca as capas da revista Veja entre os anos de 1968 a 2014, e sua abordagem teve por objetivo investigar a noção de doença construída pelo jornalismo nas últimos 40 anos usando como exemplos câncer, depressão e HIV/Aids,

O autor buscou atrelar a comunicação à estatística. Segundo Robalinho, "a proposta metodológica adotada permitiu desenvolver um método analítico em camadas, elaborando uma cartografia do noticiário a partir da identificação e avaliação da forma como a Veja enquadrou os assuntos relativos à saúde e doença nas seções, da análise da cobertura destes temas em relação aos demais e da verificação das doenças mais noticiadas.”

O resultado apresentado é que, “através dos discursos produzidos sobre câncer, HIV/aids e depressão, a cronicidade é uma característica que as aproxima na noção construída pelo jornalismo da revista. A partir de lógicas e protocolos que enfatizam a medicalização e o cuidado crônico, a revista destaca comportamentos considerados socialmente saudáveis para o corpo e a mente, ressaltando ao leitor a sua importância na autorregulação.”

Orientada no Brasil por Kátia Lerner, pesquisadora do Icict e professora do PPGICS, a tese de Marcelo Robalinho também teve como co-orientador o professor Patrick Charaudeau, linguista francês, professor emérito da Université Paris XIII e pesquisador do Laboratoire Communication et Politique (Laboratório Comunicação e Política), vinculado à universidade. Lá, entre junho e setembro de 2014, Marcelo Robalinho realizou o seu doutorado sanduíche sob a orientação de Charaudeau.

A defesa será realizada às 13h na sala 710 do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, e terá na banca avaliadora os doutores Kátia Lerner, Janine Miranda Cardoso, Carlos Eduardo Freire Estellita-Lins, todos do PPGICS, Paulo Roberto Gibaldi Vaz, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (ECO-Pós/UFRJ), Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE) e Lenildo de Moura, da Unidade Técnica de Determinantes Sociais e Riscos para a Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental (Opas/OMS), que estará substituindo Jarbas Barbosa da Silva Júnior, atualmente diretor da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

O Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, pelo e-mail gestao.ppgics.icict.fiocruz.br

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS