Comunicação em situação de risco reúne jornalistas e cientistas na Fiocruz Brasília

por
Nathállia Gameiro (Fiocruz Brasília)
,
16/10/2015

Com o surgimento de novos casos, doenças como dengue, chikungunya, zikae ebola estão sempre em pauta na mídia. Com o objetivo de discutir o papel e a responsabilidade da mídia, a Fiocruz Brasília promove a 4ª edição do Seminário As Relações da Saúde Pública com a Imprensa, com o tema central Comunicação em situação de risco, que será realizado em 5/11. Por meio da iniciativa, pretende-se reunir profissionais da imprensa e da saúde, além da academia e estudantes, para analisar e discutir estratégias de comunicação e aspectos dessas doenças que causam impacto no país, além de comoção internacional.

Qual é o papel e a responsabilidade da mídia? Os jornalistas estão treinados para cobrir casos de saúde pública? Qual é a qualidade das informações divulgadas pela mídia e pela autoridade sanitária em relação aos temas? Quais são as estratégias e dificuldades de cobertura e difusão de informações? Estes são alguns questionamentos que nortearão os debates. “Esta é uma oportunidade única de tentar fazer diferente e construir em conjunto, colocar a grande mídia, os comunicadores da área da saúde e pesquisadores e gestores para discutir seu papel e suas responsabilidades em temas que impactam a saúde da população”, ressaltou a coordenadora da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília e uma das organizadoras do evento, Ana Carolina de Oliveira.

A cada dois anos, a Fiocruz Brasília promove seminários temáticos de comunicação em saúde para debater temas de relevância para a saúde pública. Em versões anteriores, abordou a cobertura da imprensa quanto à Febre Amarela, H1N1 e O SUS na mídia.

A programação deste ano conta com duas mesas de debate, que discutirão os temas Ebola: o papel e a responsabilidade da mídia e Chikungunya, Dengue e Zika: epidemias anunciadas?, com a participação de pesquisadores da Fiocruz, Universidade de Brasília, jornalistas do Correio Braziliense, Observatório da Imprensa, Ministério da Saúde, Estado de S. Paulo e Viomundo.

O evento, gratuito, é voltado para profissionais das áreas da saúde, imprensa, acadêmicos, estudantes e demais interessados no assunto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet. O encontro terá início às 10h, no auditório externo da Fiocruz Brasília. Conheça aprogramação.

Serviço

Seminário Temático As Relações da Saúde Pública com a Imprensa – Comunicação em situação de risco
Local: Auditório Externo Fiocruz Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 (atrás do HUB)
Data: 5/11
Horário: 10h às 16h30
Informações: (61) 3329-4508 / 4581 – Assessoria de Comunicação | ascombrasilia@fiocruz.br

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS