Revista de Ciência Coletiva dedica número de fevereiro à analise da PNS 2013

por
Graça Portela & Danuzia Rocha*
,
22/02/2016

Com o título “Análise das informações da Pesquisa Nacional de Saúde 2013”, foi lançado hoje o número de fevereiro da Revista Ciência Coletiva.

A revista faz uma análise aprofundada dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), numa parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e o IBGE, que oferece uma espécie de fotografia instantânea da situação atual da saúde no Brasil.

A PNS apresenta estimativas nacionais e estaduais, obtidas a partir de relatos individuais sobre saúde e doenças, fatores de risco e o uso e o grau de satisfação com os serviços de saúde. Os artigos examinam especificamente: a cobertura do principal programa do SUS, a Estratégia de Saúde da Família (ESF); as experiências e percepções da população sobre uma gama de políticas e programas nacionais; a avaliação pelos usuários dos serviços de saúde recebidos no ano anterior; as tendências na utilização dos serviços de saúde de 1998 a 2013; a percepção de discriminação das pessoas atendidas nos serviços de saúde; os comportamentos relacionados ao estilo de vida das pessoas diagnosticadas com câncer; a avaliação do progresso de iniciativas nacionais de saúde pública, como o plano de combate às doenças não transmissíveis (DNT); a questão da saúde bucal dos brasileiros; e dados individuais sobre acidentados de trânsito.

Apesar das limitações inerentes a qualquer estudo de corte transversal baseado principalmente em relatos individuais, os artigos desta edição demonstram um incontestável progresso alcançado em quase todos os temas estudados, mas também apontam para problemas sociais crônicos, como disparidades regionais e sociais no acesso aos serviços, apesar das melhorias nesses aspectos.

No número lançado é possível ler artigos de pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, como Célia Landman Szwarcwald, Francisco Viacava, Paulo Roberto Borges, Cristiano Boccolini, Giseli Nogueira, Deborah Malta, dentre outros, além do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro e outros pesquisadores.

Dentre os artigos, destacam-se “A Cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 2013”; “Percepção da população brasileira sobre a assistência prestada pelo médico. Brasil, 2013”; “Fatores associados à discriminação percebida nos serviços de saúde do Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013”; “Condições de saúde, acesso a serviços e fontes de pagamento, segundo inquéritos domiciliares”; “Modos de vida entre pessoas que tiveram câncer no Brasil em 2013”; dentre outros.

A revista pode ser acessada aqui

*Texto base: Danuzia Rocha - Revista Ciência Coletiva

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Terceiro módulo da Pesquisa Nacional de Saúde traz dados inéditos sobre a saúde da mulher

Volume também avaliou incapacidades na população idosa, além dos cuidados ao parto, crianças pequenas e deficientes físicos

Segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2013 é lançado com foco no acesso aos serviços de saúde

Informações também mostram o impacto das violências e acidentes de trânsito na qualidade de vida da população

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS