Sinitox lança dois quizzes educativos em seu site

por
Graça Portela
,
04/03/2016

Você está mais para ‘comigo-ninguém-pode’ ou ‘escorpião’? Se você quer saber em que categoria você se enquadra, o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) está disponibilizando, como material educativo, dois quizzes (jogos de questionários que tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos participantes), mas nesse caso eles traçam a personalidade do participante: "Qual planta tóxica é você?" e "Que animal peçonhento é você?". Os jogos relacionam o comportamento humano a características e hábitos de plantas tóxicas e animais peçonhentos, buscando prevenir casos de intoxicação.

A iniciativa surgiu a partir da discussão que o Sinitox e Flávia Carvalho e Marcelo de Vasconcellos, integrantes do Grupo de Pesquisa “Jogos e Saúde” e funcionários do Serviço de Multimeios do Icict, tiveram para a produção de jogos educativos para o Sistema. “A ideia era divulgar a informação sobre plantas tóxicas e animais peçonhentos de uma forma mais lúdica e divertida, com uma maior cobertura”, afirma Rosany Bochner, coordenadora do Sistema.

O lançamento, que aproveita o aniversário de 35 anos do Sinitox, aponta para uma nova forma de interação entre o Sistema e a sociedade, como explica Rosany Bochner: “(estamos) acompanhando as novas tendências de comunicação, o que corrobora para a modernização do Sistema”. Mas, não é só a modernização que é o mais importante. Segundo Rosany, é fundamental que as informações sobre intoxicação e envenenamento sejam disseminadas por todos os meios, como forma de prevenir acidentes, muitos deles fatais: “as intoxicações por plantas tóxicas são muito comuns em crianças menores de 10 anos, e a falta de informação sobre essas plantas é apontada pelos especialistas como uma das principais causas desses acidentes”, explica Rosany. De fato, só em 2012, na faixa etária de zero a 14 anos, foram notificados 803 casos de intoxicação por plantas, segundo dados do Sinitox.

Os animais peçonhentos também são um problema grave para a saúde pública – apenas em 2012, 2448 jovens (de zero a 14 anos) foram intoxicados: “o envenenamento por esses animais é muito frequente em nosso país. Conhecer os animais de importância médica, seus hábitos, como prevenir esses acidentes é muito importante”, reforça a coordenadora do Sinitox.

Uma das vantagens dos quizzes é que todos podem compartilhar nas mídias sociais, transformando a brincadeira em uma disseminação de informação de qualidade para a saúde.

Clique nas imagens para acessar os quizzes!

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Sinitox comemora 35 anos com avanços e novos desafios

O debate “A questão dos agrotóxicos no Brasil e os impactos na saúde pública” marcou o evento

Agrotóxicos: Sinitox realiza debate e exposição nesta terça, 15/12

Evento traz Luiz Claudio Meirelles, ex-dirigente da Anvisa, Nívea Silva, da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, e Rosany Bochner, do Sinitox

Sinitox e Instituto Vital Brazil levam animais peçonhentos para a escola

A publicação educativa, editada anualmente pelo Sinitox, pretende prevenir intoxicações e acidentes entre os mais jovens e, desde 2003, conta com a participação dos estudantes do Pedro II.

Sinitox alerta para casos de intoxicação doméstica

Os dados coletados pelo Sinitox mostram que as crianças são as principais vítimas dos casos de intoxicação

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS