">
Está sendo realizada em Berlim (Alemanha), até o dia 2 de novembro, a 7ª Conferência da Sociedade Europeia para a Pesquisa e Prevenção (da sigla em inglês, EUSPR). O evento visa a suscitar o desenvolvimento da ciência da prevenção e sua aplicação prática, de modo a promover a saúde humana e o bem-estar. Lá, as pesquisadoras Carolina Coutinho, Lidiane Toledo e Andreia Valerio falaram no dia 31 de outubro, quanto iniciou a Conferência sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Grupo de Pesquisa e Prevenção, coordenado por Francisco Inácio Bastos, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict e da Pesquisa Nacional sobre o Uso do Crack e outras Drogas e do III Levantamento Nacional de sobre o Uso de Drogas.
“Prevention programs of drug misuse schools based: teacher´s perceptions of materials” (“Programas de prevenção ao uso indevido de drogas em escolas fundamentais: a percepção dos professores sobre o material”) foi o primeiro resumo a ser apresentado. De autoria de Carolina Coutinho, Lidiane Toledo e Francisco Inácio Bastos, o resumo aborda os resultados do projeto “Diga Sim à Vida”, uma entre a Senad (Secretaria Nacional Anti-Drogas/Ministério da Justiça) e a Fiocruz, que visa a evitar o abuso de drogas lícitas e ilícitas nas escolas. O resumo apresenta as conclusões das avaliações de percepção dos professores sobre o material pedagógico apresentado, que são as histórias em quadrinhos “Amigos da Mônica”, “Amigos da Mônica – adolescente” e “Amigos da Tina”, identificando a receptividade dos educadores, que passaram por um treinamento sobre Prevenção do Abuso de Drogas para Educadores (Convênio Senad eMinistério da Educação).
Dos 5.743 educadores que responderam à pesquisa, 80,5% avaliaram como psotivia a linguagem e a abordagem utilizada. A maioria dos entrevistados afirmou que iria incorporar o material a suas classes regulares.
O outro resumo, de autoria de Coutinho, Toledo, Bastos, além de Andrea Valerio foi “Implementing programs aiming to prevent substance misuse in Brazil” (
Implementação de programas que visam a prevenir abuso de substâncias no Brasil). Ele aborda as iniciativas brasileiras baseadas em programas internacionais, adaptados às especificidades culturais e sociais do Brasil. São elas: "Elos" (baseado no bom comportamento do jogo - AIR); "#Tamojunto" (Baseado em Unplugged -UE-DAP); e "Famílias Fortes" (com base no Programa Famílias Reforço - Oxford Brookes University). A última fase é a formação de pessoal, buscando ter os atores habilitados para a implementação do programa nas escolas e comunidades e organização da vigilância. Segundo o resumo, a perspectiva de alcance para cada programa é de 2.321 alunos, 1.549 adolescentes e 72 famílias, respectivamente. As iniciativas estão em fase de implementação.
A conferência Anual da EUSPR reúne centenas de pesquisadores em todo o mundo e o tema deste ano é Prevenção sustentável num mundo em mundanças (“Sustainable Prevention in a Changing World”), e incluiirá palestras sobre o desenvolvimento e compreensão de sistemas sustentáveis de prevenção e respostas de prevenção para as necessidades de saúde e sociais das populações em crescimento.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar