Destaque na mídia: Pesquisa em Saúde é tema de debate do Canal Futura

por
André Bezerra
,
08/02/2017

A relevância e desafios do campo da pesquisa para a saúde no Brasil foram assuntos da última edição do programa Sala Debate, do Canal Futura, exibido em 07 de fevereiro, via TV a cabo e satélite. Participou da conversa a médica Adriana Cavalcanti Aguiar, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e pesquisadora do Laboratório de Comunicação de Saúde (Laces/Icict) e do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Na ocasião, a docente refletiu sobre o papel social e político da pesquisa. “Como pensar problemas de pesquisa e questões de pesquisa que venham a dar respostas para perguntas tão importantes?”, questionou Aguiar. A pauta do programa incluiu aspectos como a função estratégica da pesquisa para o fortalecimento do sistema de saúde, além de veículo para melhoria dos serviços e políticas públicas de prevenção, tratamento e promoção da saúde.

Outro ponto do debate foi o financiamento e viabilidade econômica para a pesquisa em saúde. Também participaram da sessão o médico Carlos Roberto Veiga Kiffer, do Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Aníbal Gil Lopes, do Conselho Federal de Medicina, e Virgínia Carvalho, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O  Sala Debate visa o intercâmbio de ideias sobre temas de relevância pública a partir do diálogo entre diferentes interlocutores, de diversas áreas de atuação. É exibido às terças-feiras, às 21h, pelos canais 87 (NET) e 08 (SKY). Os programas também podem ser assistidos via internet, depois da exibição, pelo canal do Futura no Youtube e no aplicativo Futura Play. O episódio pode ser assistido no link http://bit.ly/2lkzHI3.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

Ampliando o conhecimento interdisciplinar

Cursos stricto e lato sensu, de atualização e qualificação já formaram mais de três mil alunos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS