Padrão de financiamento da pesquisa em dengue é tema de defesa do PPGICS

por
Graça Portela
,
13/03/2017

“Padrão de Financiamento à Pesquisa em Dengue a partir do Diário Oficial da União” é o título da tese de doutorado de Paulo Eduardo Potyguara Coutinho Marques, aluno do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, que será defendida na segunda-feira, dia 20 de março.

O aluno é orientando da pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict), Maria Cristina Soares Guimarães. A pesquisa teve como objetivo “desenvolver uma metodologia de extração de dados do Diário Oficial da União (DOU) com a finalidade de explicitar o padrão público de financiamento para pesquisa em dengue no período entre 2005 e 2014”.

Leia abaixo o resumo da tese.

Defesa de Dissertação de Doutorado

Título: Padrão de Financiamento à Pesquisa em Dengue a Partir do Diário Oficial da União

Aluno: Paulo Eduardo Potyguara Coutinho Marques

Orientadora: Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares

  • Drª. Cícera Henrique da Silva – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
  • Dr. Christovam de Castro Barcellos Neto – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
  • Drª. Cláudia Torres Codeço - PPGSP/ENSP/FIOCRUZ
  • Dr. Flávio Codeço Coelho - PPGMMI/FGV

Suplentes

  • Dr. Josué Laguardia – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
  • Drª. Tatiana Wargas de Faria Baptista – PPGSP/ENSP/FIOCRUZ

 Data: 20/03/2017

Horário: 14h

Local: Sala 215 do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz

Resumo: A Ciência da Política Científica (CPC) surge como resposta à necessidade de produzir, a partir de estudos interdisciplinares de rigor científico, bases quantitativas sólidas que subsidiem os formuladores de políticas e pesquisadores a analisar a dinâmica da pesquisa e a avaliar seus resultados. A análise destes dados é, portanto, de grande interesse para o Estado no direcionamento de recursos públicos para a pesquisa. Como o volume de dados cresce exponencialmente ao longo do tempo, big data se torna uma dimensão potencial para análise no campo. Esta tese se debruça sobre o Diário Oficial da União (DOU) como fonte potencial de dados para análise do financiamento de pesquisa em saúde no Brasil, mais especificamente, na área de dengue.

A pesquisa objetivou desenvolver uma metodologia de extração de dados do DOU com a finalidade de explicitar o padrão público de financiamento para pesquisa em dengue no período entre 2005 e 2014, quadro esse que, espera-se, possa auxiliar os tomadores de decisão na análise das políticas públicas no campo. Os dados foram extraídos do DOU utilizando tecnologia desenvolvida exclusivamente para apoiar essa metodologia. Os dados foram categorizados e sistematizados em conjunto com outras duas bases de dados complementares: a Plataforma Lattes e o Google Acadêmico. A perspectiva usada para dar sentido aos dados coletados foi o Visual Analytics.

Os resultados apresentam a distribuição do financiamento por pesquisador, região demográfica, agência de fomento, instituição e ano. A metodologia desenvolvida, embora com limites, é um passo importante no manejo do DOU e trazem à tona os dados de financiamento para pesquisa em dengue.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS