Neurociências e o compartilhamento de artigos científicos é tema de tese

por
Graça Portela
,
25/05/2017

Saber qual a percepção do pesquisador de Neurociências e se ele utiliza os repositórios institucionais para depositar os seus artigos, assim como os estímulos para que o faça ou as dificuldades para a não adesão à medida, foi o foco da tese de doutorado da aluna Viviane Veiga. 

Orientada pela pesquisadora Cícera Henrique, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Licts e professora do PPGICS, ambos do Icict, a aluna defenderá a sua tese na quarta-feira, 31/05, às 13h30. Também co-orientam Viviane Veiga , os pesquisadores Paulo Borges (PPGICS) e Maria Manoel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade de Coimbra. Veja abaixo os dados da defesa.

Defesa de Tese de Doutorado

Título: A percepção do pesquisador da área de Neurociências quanto ao compartilhamento de artigos científicos e dados de pesquisa no Acesso Aberto Verde

Aluna: Viviane Santos de Oliveira Veiga

Orientadora: Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Segundo Orientador: Paulo Roberto Borges de Souza Júnior (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Terceira Orientadora: Maria Manoel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges (PPGCI/FLUC)

Banca:

Titulares:

Drª. Maria Cristina Soares Guimarães – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ

Dr. Paula Xavier dos Santos – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ

Drª. Sandra Lucia Rebel Gomes - PPGCI/UFF

Drª. Luis Fernando Sayão - PPGB/UNIRIO

Suplentes:

Drª. Josué Laguardia – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ

Drª. Rodrigo Murtinho Torres - LACES/ICICT

Data: 31/05/2017

Horário: 13h30

Local: Sala 710 do Prédio da Expansão

Resumo: O Acesso Aberto às publicações e aos dados de pesquisa possui várias questões a serem solucionadas, uma delas é a adesão do pesquisador ao compartilhamento de sua produção científica. Esta pesquisa objetivou investigar a percepção do pesquisador da área de Neurociências e seu comportamento de compartilhamento, bem como os estímulos e barreiras à sua adesão. 

Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário on-line e realizadas entrevistas com pesquisadores da área de Neurociências que possuem repositórios em suas instituições, no Brasil e em Portugal. A construção do questionário, do roteiro da entrevista e a análise dos dados obtidos foram baseados no modelo Socio-Technical Interaction Networks (STIN) e o Social Exchange Theory (SET). O modelo STIN foi utilizado para mapear os atores que influenciam o comportamento de compartilhamento e o SET foi reformulado para identificar as variáveis que influenciam no comportamento de compartilhamento dos pesquisadores. Estes fatores foram classificados em Custos, Benefícios e Fatores contextuais individuais e institucionais. 

Dentre os fatores de custos para artigos científicos, a principal influência para não compartilhar foi “Preocupações com copyright”, e para dados de pesquisa “Preocupações com perda de oportunidade de publicação”. Dentre os fatores de benefícios, a principal motivação para o compartilhamento de artigos científicos foram os fatores “Visibilidade”, “Acessibilidade” e “Altruísmo”. Para os dados de pesquisa, foi o “Altruísmo”. O principal fator contextual alegado pelo pesquisador para não compartilhar artigos científicos e dados de pesquisa foi o “Desconhecimento do repositório". 

Concluiu-se que uma das principais barreiras para o compartilhamento de artigos científicos em repositórios tanto no Brasil, quanto em Portugal, é a falta de informação da existência do repositório e das versões do artigo que podem ser compartilhadas.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS