Defesa aborda seca, vulnerabilidade socioambiental e saúde hoje, 04/09

por
Graça Portela
,
04/09/2017

Construir indicadores para a redução dos riscos e ao aumento da resiliência das populações do Semiárido brasileiro, é um dos objetivos da tese de doutorado da Aderita Sena, aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict. 

Orientada pelo pesquisador Christovam Barcellos, atual vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico, do Icict, Aderita Sena realizou entrevistas nas comunidades e com trabalhadores de saúde em oito municípios do Semiárido, para analisar a percepção dos atores sociais locais sobre às vulnerabilidades, fatores de risco e doenças relacionadas à seca, assim como, a preparação e resposta do setor saúde e as necessidades de ações de prevenção e controle requeridas. 

A defesa acontece, às 14h, na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).
 

Defesa de Tese de Doutorado

Título: Seca, Vulnerabilidade Socioambiental e Saúde: impactos no Seminárido Brasileiro

Aluna: Aderita Ricarda Martins de Sena

Orientador: Christovam de Castro Barcellos (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Segundo orientador: Carlos Machado de Freitas (PPGSP/Ensp/Fiocruz)

Banca:

Titulares:
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Junior - PPGICS/Icict/Fiocruz
Dr. Guilherme Franco Netto -  (Vice-Presidência Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde - VPAAPS/Fiocruz
Dr. Walter Massa Ramalho - PPGMT/Universidade de Brasília - UnB
Dr. Fernando Ferreira Carneiro - PPGSF/Fiocruz

Suplentes:
Drª. Maria Cristina Soares Guimarães - PPGICS/Icict/Fiocruz)
Drª. Juliana Wotzasek Rulli Villardi (PPGPPS/EFG)

Data: 04/09/2017

Horário: 14h

Local: Sala 213 do Prédio da Expansão

Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir com a construção do conhecimento sobre o processo natural da seca e a influência de determinantes ambientais, sociais e econômicos na magnitude dos impactos sobre o bem-estar e a saúde das comunidades afetadas na região do Semiárido Brasileiro. Dentro de uma proposta mais ampla, este estudo tem como finalidade construir indicadores para formulação de estratégias orientadas à redução dos riscos e ao aumento da resiliência das populações e do governo. 

Por meio de quatro artigos, o estudo começa com a análise das desigualdades sociais existentes no Semiárido, quando comparado os municípios dentro e fora do Semiárido. É feita uma análise da situação desfavorável das comunidades do Semiárido no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, exemplificando as ações necessárias para alcançar esses objetivos e um desenvolvimento que ponha a região em situação mais próxima ao resto do país. Levando em consideração este contexto, o estudo aprofunda os temas de vulnerabilidade e de resiliência, e identifica indicadores para desenvolver um índice de risco baseado em dados de fácil acesso, para dar subsídio à tomada de decisões. 

Por meio de entrevistas às comunidades e trabalhadores de saúde em oito municípios, se analisa a percepção dos atores sociais locais sobre às vulnerabilidades, fatores de risco e doenças relacionadas à seca, assim como, a preparação e resposta do setor saúde e as necessidades de ações de prevenção e controle requeridas. 

Finalmente, o trabalho faz, em forma de uma Nota Técnica, uma proposta de diretrizes para a gestão de redução de riscos e vulnerabilidades frente à seca e seus impactos na saúde, considerando elementos essenciais à garantia de direitos humanos, como redução da pobreza, acesso à água, alimentos, educação e oportunidade de emprego, o que certamente contribuirá para um melhor desenvolvimento humano na região.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS