Pesquisas abordam audiovisual como produção de saber em saúde

por
Cobertura Especial Abrascão 2018
,
26/07/2018

Da prática à teoria, o potencial da linguagem audiovisual para a saúde e promoção da cidadania foi tema de diferentes atividades do Pré-Congresso do Abrascão, realizado nos dias 24 e 25 de julho, na Uerj. Na quarta-feira, pesquisadores de comunicação, informação e saúde ministraram a oficina Metodologias colaborativas não extrativistas e comunicação: potencializando a escuta e análise de vozes, em que foram compartilhadas experiências de pesquisa com foco no audiovisual em saúde.

A atividade contou com a presença do pesquisador João Arriscado Nunes, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que apresentou um panorama sobre as “epistemologias do sul”, paradigmas conceituais abordados pelo sociólogo português Boaventura Sousa Santos.

A partir desse recorte, foram apresentadas pesquisas que se amparam no suporte audiovisual como uma metodologia aberta de produção de conhecimento, propiciando diálogos capacidades. Apresentaram-se dois doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) com pesquisas próximas a essa abordagem.

Aluízio de Azevedo Silva Júnior apresentou sua pesquisa sobre povos ciganos no Brasil e em Portugal e suas percepções e acesso à saúde, por meio da metodologia fílmica. A doutoranda Marina Fasanello compartilhou aspectos de seu estudo sobre a realização de documentários acerca de problemas relacionados ao uso extensivo de agrotóxicos no país e sua alternativa, as práticas de agroecologia.

Pré-congresso

(Foto: Daniela Muzi/Cobertura Especial Abrascão 2018)

No mesmo dia, também foram realizadas no pré-congresso outras atividades com a participação do Icict: oficina de artigos, com a professora Kátia Lerner (PPGICS); oficina de monitoramenteo e avaliação do sistema de saúde segundo a metodologia Proadess, com Ricardo Dantas, Josué Laguardia, Francisco Viacava, Carolina Carvalho, Diego Xavier e Heglaucio Barros.

Também foram realizadas reuniões dos grupos de pesquisa em Jogos e Saúde, com Marcelo de Vasconcellos e Flávia Garcia de Carvalho e do Observatório Saúde nas Mídias, com Inesita Soares de Araujo e Raquel Aguiar (IOC/Fiocruz).

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Icict no Abrascão 2018: acompanhe a cobertura das atividades - 24/07

A cobertura colaborativa durante do Abrascão 2018 também está disponível no site do Icict. Leia aqui

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS