">
No ar desde 1999, o Programa VideoSaúde exibe os vídeos do acervo da distribuidora, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública, realizados por sindicatos, ONGs, produtoras, televisões, instituições de saúde e pela própria Fiocruz. O programa apresenta informações sobre as produções audiovisuais e entrevistas com pesquisadores da Fiocruz, profissionais de saúde e realizadores, ampliando a difusão do acervo. A exibição do VideoSaúde teve início com a parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV, e, atualmente, se estende para outras seis emissoras: Canal Saúde, NBR, Canal Minas Saúde, TV Floripa, que também são transmitidas pela internet, TV Feevale e TV UFPR.
Quem são elas?
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
06/03, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o programa VideoSaúde exibe “Quem são elas?”, de Débora Diniz. Em julho de 2004, a justiça brasileira autorizou mulheres grávidas de fetos sem cérebro a interromper a gestação. Durante quatro meses, dezenas de mulheres foram amparadas por essa decisão e optaram pelo aborto. O filme conta a história de quatro dessas mulheres durante dois anos. Érica, Dulcinéia, Camila e Michele são mulheres muito diferentes, unidas pelo acaso de uma maternidade interrompida. Protagonistas de suas próprias vidas, elas são as narradoras de suas escolhas em um filme que mostra a força e a resignação diante do luto precoce.
Se bole Olinda
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
13/03, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
“Se bole Olinda" é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Olinda (PE), em 2007, que incentiva a população olindense à prática de exercícios físicos ao ar livre como forma de prevenção e de promoção da saúde. O vídeo dirigido por Wilson Freire conta com depoimento dos integrantes do projeto que falam sobre os benefícios da prática de atividades físicas.
Filariose – Alto da Conquista
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
20/03, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
O vídeo apresenta as razões para o aparecimento da filariose na cidade de Olinda, Pernambuco, as causas e formas de transmissão da doença, mais conhecida como elefantíase. A produção também mostra o trabalho da prefeitura para reduzir a endemia no município, como as ações de planejamento e de vigilância em saúde, destacando a participação popular para as estratégias gerem resultados positivos. Realização da Secretaria Municipal de Olinda, direção de Wilson Freire.
Cinematógrafo Brasileiro em Dresden
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
27/03, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e de cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. O combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar