Programação VideoSaúde de abril/2013

por
Graça Portela
,
01/04/2013

Em abril, o programa VideoSaúde apresenta os olhares sobre a saúde em diversos gêneros audiovisuais. “A peleja dos guerreiros Sá & Úde contra os monstros Dó e Ença no país dos Tropic & Ais” e “Rattus Rattus” são duas animações vencedoras do primeiro 1º Concurso Fiocruz Vídeo que abusam da criatividade para falar sobre prevenção e controle de doenças. “Trabalho e formação profissional em saúde - na corda bamba de sombrinha” faz uso do gênero documental para apresentar o sistema de saúde brasileiro até se tornar o SUS. Encerrando o mês, “Viver e conviver, realizado em Moçambique, utiliza-se da ficção para tratar o tema HIV/Aids entre jovens.

A peleja dos guerreiros Sá & Úde contra os monstros Dó e Ença no país dos Tropic & Ais

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
03/04, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

O VideoSaúde apresenta um cordel animado com a peleja entre os guerreiros Sá & Úde, que lutam pela defesa da vida, e os monstros Dó & Ença, que vivem para matar e disseminar enfermidades. O programa conta com a entrevista do diretor e roteirista Wilson Freire. A animação foi premiada pelo 1º Concurso do selo Fiocruz Vídeo.


Trabalho e formação profissional em saúde - na corda bamba de sombrinha

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
10/04, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

O documentário fornece um panorama do funcionamento do sistema de saúde no Brasil antes da Reforma Sanitária e a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação técnica profissional e a discussão sobre a politecnia também são temas em destaque no documentário que conta com imagens da 8ª Conferência Nacional de Saúde (8ª CNS), da promulgação da Constituição Federal de 1988 e de Sérgio Arouca no Congresso Interno da Fiocruz em 2002.  A produção é uma realização do Nuted, Núcleo de Tecnologia Educacional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e da VideoSaúde.


Rattus Rattus

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
17/04, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

Rio de Janeiro, 1904, Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica. Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos. O programa VideoSaúde exibe uma entrevista exclusiva com o diretor Zé Brandão, que conta como foi o processo criativo e de montagem da animação vencedora do 1º Concurso Fiocruz Vídeo.


Viver e conviver

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
24/04, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

O programa VideoSaúde exibe a ficção “Viver e conviver”, produzida em Moçambique. O filme mostra um grupo de jovens amigos e os diferentes posicionamentos em relação ao comportamento preventivo e a viver e conviver com HIV/ Aids. Ao acompanhar a estória de um desses jovens que se descobre soropositivo, o filme mostra o choque e as transformações no momento da descoberta, a relação com a família, a comunidade e a discriminação. Realização Pathfinder International, direção de Reginaldo Bianco.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Programação VideoSaúde de junho/2013

Temas sociais em foco na programação de junho do Programa VideoSaúde

VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz

Polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde. Oferece, ainda, serviço de copiagem em DVD dos vídeos licenciados de seu acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS