VideoSaúde lança um documentário e concorre em mostra competitiva com outro

por
Graça Portela e SEJOR/IOC
,
05/12/2018

No próximo dia 13 de dezembro, quinta-feira, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz estará lançando o documentário “Velho Chico”, com co-produção da Casa Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, e que envolve tambem outras unidades da Fundação Oswaldo Cruz - a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

O documentário, com roteiro e direção de Stella Oswaldo Cruz Penido e Eduardo Thielen, resgata a expedição feita ao Rio São Francisco, pelos cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado, para investigar as condições de saúde da região, usando as fotografias feita pela expedição para documentar as mudanças ambientais, as condições de saúde e seus reflexos atuais na vida de seus habitantes.

O lançamento será, às 20h, no Cinema São Luiz, que fica na Rua do Catete, 311, sala 1, no Largo do Machado, no Rio de Janeiro (RJ). Assista o trailler.

Concorrendo...

A VideoSaúde também está concorrendo na Mostra Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, com o documentário “Rey, ciência em defesa da vida”, com direção de Marina Saraiva e Wagner Oliveira, que foi produzido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz e está no catálogo do Selo Fiocruz Vídeo/VideoSaúde Distribuidora. A exibição será dia 14/12, sexta-feira, às 16h, no auditório do Arquivo Nacional, que fica na Praça da República, 173 (próximo à Central do Brasil), no Centro, do Rio de Janeiro (RJ).

A produção é um tributo a Luis Rey e seu legado para a ciência e a saúde pública. No IOC, Rey foi o responsável pela criação do Laboratório de Biologia e Controle da Esquistossomose, chefiado por ele até 2005.

O filme é resultado de mais de dois anos de pesquisas, entrevistas e de um mergulho profundo no acervo do cientista pelos diretores Marina Saraiva, do Serviço de Jornalismo e Comunicação (Sejor) do IOC, e Wagner de Oliveira, da VideoSaúde. As imagens são do cinegrafista e editor Josué Damacena, também do Sejor. O documentário, que revela algumas das muitas camadas desse expoente da ciência mundial, conta com uma entrevista exclusiva com Rey, em janeiro de 2016, menos de dois meses antes de seu falecimento, além de depoimento concedido ao projeto de História Oral da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em 2002. Fotografias e acervo científico de cunho pessoal, gentilmente cedido pela família, e histórias contadas por discípulos e companheiros de jornada também compõem a produção. Em seguida à estreia, haverá assinatura do termo de doação por parte da família do arquivo pessoal de Luis Rey à Fiocruz.

Assista o trailler do documentário:

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Vida e pesquisa do cientista Luis Rey são retratadas em documentário

Estreia será em 22/03, no ciclo “Centenário Luis Rey: 100 anos de nascimento”, em homenagem a um dos maiores parasitologistas do país

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS