Olhares sobre a Covid-19

Chamada pública: Olhares sobre a Covid-19

Polo de guarda e preservação, produção, distribuição e veiculação de audiovisuais, a VideoSaúde, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), convida produtores, comunicadores, mobilizadores e movimentos sociais, profissionais de saúde e ciência, coletivos, institutos de pesquisa e universidades, para encaminharem filmes e vídeos para comporem o acervo Olhares sobre a Covid-19.

O objetivo da Fiocruz é montar um banco audiovisual público com diferentes histórias e narrativas envolvendo a doença e seus contextos, captando distintas visões e experiências sobre os impactos do novo coronavírus na vida das pesso as, cida des, ambiente s de trabalho, bairros, cidades, ruas, residências, laboratórios, comunidades e instituições.

No projeto Olhares sobre a Covid-19 serão aceitos vídeos de curta, média e longa duração, captados em equipamentos profissionais ou celulares. Em diferentes gêneros e linguagens. O que conta são as histórias e as narrativas. A proposta da iniciativa é a composição de um grande painel audiovisual, plural, que retrate memórias, visões, depoimentos e distintas formas de contar histórias e estórias e sirvam para ampliar o debate e a comunicação pública sobre saúde e ciência e suas determinações sociais. Criando ainda um espaço de representação da vida social coletiva a partir do audiovisual – entendendo-o como um campo estratégico e participativo que permite que diferentes vozes e olhare s sejam captados, ouvidos e capilarizados.

Os vídeos e filmes passarão a compor o acervo público da VideoSaúde/Fiocruz para exibições em canais de televisão, internet e meios digitais, em ações de educação e ensino, mobilização social e cidadania, em mostras e festivais organizados pela instituição. A VideoSaúde conta com mais de 8 mil produções em seu acervo de filmes e vídeos, constituindo um dos principais e mais diversificados repositórios audiovisuais sobre saúde e ciência do pais. Produz e distribui filmes e vídeos, veicula programas em canais de televisão de todo Brasil, organiza mostras audiovisuais e desenvolve ações de educação.   

Prazo de inscrição: até 31 de julho de 2020.

Arquivos da convocatória: 

Regulamento completo (em PDF) [Disponibilizado em 07/05/2020]

Ficha de inscrição (formulário online) [Disponibilizado em 07/05/2020]

Contato: videosaude@icict.fiocruz.br

Arquivos para download

Chamada aberta: Olhares sobre a Covid-19 [Regulamento]

Confira as regras de participação da convocatória da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz para audiovisuais sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil e seu enfrentamento. Prazo de inscrições: 31 de julho de 2020.

Assuntos relacionados

VI Mostra VideoSaúde exibe 36 filmes sobre temas de saúde

Longas, médias e curtas-metragens estão disponíveis para assistir no Portal Fiocruz. Público pode votar nos seus favoritos até 29/09

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS