Fiocruz lança livro que mostra projetos inovadores do SUS para a saúde de idosos

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
24/11/2020

Dezenas de municípios e estados, de Norte a Sul do país, têm projetos criativos e inovadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) totalmente voltados para a promoção da saúde da pessoa idosa. Pela primeira vez, esses projetos foram reunidos e analisados numa obra única, o livro “Boas práticas na gestão de saúde da pessoa idosa – Políticas públicas e promoção da saúde na prática do SUS”, que reúne 11 estudos realizados por 24 especialistas em Saúde Pública da Fiocruz num esforço do Laboratório do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (Gise/Fiocruz) e da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/Saps/MS).

A obra foi organizada por Dalia Romero e Débora Castanheira, pesquisadoras do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fiocruz (ICICT/Fiocruz), e será lançada na próxima sexta-feira (27/11), às 15h, num seminário virtual com a participação das duas organizadoras e transmissão pelo canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.

Segundo Dalia e Débora, o livro se propõe a vários objetivos. Um deles é “incentivar a criação de redes colaborativas que fomentem a aproximação da pesquisa e da inovação tecnológica com as práticas de saúde vividas no cotidiano das gestões municipal e estadual do SUS”, conforme dizem na apresentação da obra. Outro objetivo é dar visibilidade a experiências de gestão pública municipal e estadual de promoção da saúde da pessoa idosa, de forma a contextualizar de forma crítica o quadro epidemiológico e o estado das políticas públicas brasileiras sobre idosos. 

Por fim, segundo a apresentação, a publicação se propõe ainda a “discutir temas de saúde da pessoa idosa a partir de um enfoque interdisciplinar e registrar, dar visibilidade e disseminar as respostas que o SUS tem lançado mão para responder às demandas das pessoas idosas”.

O livro está dividido em 11 capítulos,  que tratam de temas como: Prevenção de quedas; Combate à violência; Importância da participação em atividades sociais; Prevenção de agravos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no SUS; Reabilitação de pessoas idosas no SUS; Intersetorialidade na atenção à saúde das pessoas idosas; Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; Matriciamento da  atenção à saúde da pessoa idosa no SUS; Organização da atenção à saúde da pessoa idosa; Cuidado e assistência domiciliar; e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. 

“Cada capítulo tem como função mostrar como expe¬riências realizadas no interior do SUS podem ser soluções criativas e ino¬vadoras para responder aos desafios em cada um dos temas. Por isso, cada capítulo fará uma breve introdução sobre o tema com o objetivo de explicar sua importância para a saúde pública brasileira levando em consideração o quadro epidemiológico, além de fazer um panorama das políticas públicas brasileiras atinentes”, diz a apresentação do livro.

A programação do lançamento, além das organizadoras, abertura com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, e o diretor do Icicit/Fiocruz, Rodrigo Murtinho.

Acesse o livro aqui ou no link no alto desta matéria, no menu lateral.

Seminário do Centro de Estudos do Icict
Lançamento do livro “Boas práticas na gestão de saúde da pessoa idosa – Políticas públicas e promoção da saúde na prática do SUS”
Sexta-feira, 27 de novembro, às 15h
Transmissão pelo canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Abertura
Cristiani Machado - vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Rodrigo Murtinho – diretor do Icict/Fiocruz
Christovam Barcellos - vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico Icict/Fiocruz
 
Apresentação Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento
Dalia Romero (Coordenação GISE/Icict/Fiocruz)
Débora Castanheira (GISE/Icict/Fiocruz)
 
Apresentação dos autores
Alanna Gomes da Silva. (UFMG) - 'Prevenção de agravos e doenças crônicas não transmissíveis no SUS'
Bruno Costa Poltronieri. (IFRJ) - 'Experiências exitosas na prevenção e enfrentamento à violência contra pessoas idosas no Brasil'
Daniel Groisman. (EPSJV-Fiocruz) - 'Atenção e cuidado domiciliar no SUS: experiências bem sucedidas e necessidades de expansão da oferta'
Francisco Inácio Bastos. (ICICT/Fiocruz) - 'Prevenção da infeção por HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis em pessoas idosas'
José Luiz Telles. Médico (ENSP/Fiocruz) - 'O Desafio da Intersetorialidade na atenção integral à saúde das pessoas idosas'

 

Comentários

A sociedade prec8sa ser inserida.

Sou estudante de gerontologia tenho interesse tudo que referere ao idoso .

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Livro Digital - 'Boas práticas na gestão de saúde da pessoa idosa'

'Políticas públicas e promoção de saúde na prática do SUS'. Organização: Dalia Romero e Débora Castanheira. - Novembro/2020. Icict/Fiocruz

Assuntos relacionados

Boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa

Site sobre saúde do idoso, coordenado por pesquisadora do Lis, será lançado no dia 15/4 no auditório do Icict

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS