">
As Contadoras de Histórias, do Museu da Vida, colocaram no ar, no Dia Internacional da Mulher (8/03), um vídeo com a história de vida da pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS).
Integrante da lista dos 100 mil pesquisadores considerados os mais influentes e citados no mundo, pela Universidade de Stanford (EUA) e a editora Elsevier, Celia desenvolveu pesquisas fundamentais para que conhecêssemos melhor as condições de saúde da população brasileira. Seus estudos, que aliam a matemática e a estatística às investigações no campo da saúde pública, levaram a descobertas importantes para o combate à mortalidade infantil e às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). E também a levantamentos pioneiros, de abrangência nacional, como a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), da qual Célia foi coordenadora, em sua primeira edição.
A pesquisadora do Icict é também uma das 13 mulheres cientistas destacadas no livro
Histórias para inspirar futuras cientistas (Edições Livres/Fiocruz).
Assista aqui o vídeo:
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar