'ECOAR - Diálogos de Cidadania' completa um ano com episódio sobre pessoas com deficiência, direitos sociais e inclusão

por
Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social - Nippis (Fiocruz & Unifase)
,
30/09/2022

O décimo primeiro episódio do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania vai ao ar na próxima quarta-feira, 5 de outubro, às 14h, data em que a iniciativa completa um ano. Nesta edição, o apresentador Tuca Munhoz volta à cena e entrevista a psicóloga Liliane Garcez, idealizadora e articuladora do COLETIVXS, e a assistente social Fernanda Vicari, presidente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (AGADIM). O programa é transmitido ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube. Com o tema “E agora? Pessoas com Deficiência, Direitos Sociais e Inclusão”, o episódio comemorativo promove o debate e a reflexão sobre o que podemos esperar em relação às políticas públicas que afirmam os direitos das pessoas com deficiência no momento pós-eleição. “A proposta é pensar coletivamente como experiências do passado, como o Viver sem limite, podem embasar novas políticas sociais”, adianta Tuca.

 As produtoras do programa, Daniele Novaes e Cristina Rabelais, lembram que ao longo desse ano, 26 especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, além de militantes de movimentos sociais a favor dos direitos humanos, já passaram pelo programa. “Com eles tivemos a oportunidade de conversar sobre temáticas importantes para luta pelos direitos das pessoas com deficiência, como capacitismo, desenho universal para aprendizagem, acessibilidade, masculinidade, tomada de decisão apoiada, violência policial, entre outros. No último episódio, o programa apresentou um debate sobre democracia, acessibilidade e eleições. Agora, vamos discutir o que esperar dos políticos que elegeremos este ano”, comenta Cristina Rabelais, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que também é professora da Faculdade de Medicina do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) e coordenadora do NIPPIS.

Sobre o programa Ecoar - Diálogos de Cidadania

O programa “Ecoar - Diálogos de Cidadania” é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase). A iniciativa busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania e integra estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, é apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF). Assista a todos os episódios do Ecoar..

Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania completa 1 ano
Tema:
E agora? Pessoas com Deficiência, Direitos Sociais e Inclusão
Data: 5 de outubro (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube
Link: https://bit.ly/ECOAR-EP11-direitossociaiseinclusao-05out22

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão estreia programa de entrevistas

Conheça o "Ecoar - diálogos de cidadania" nesta quarta-feira, 13/10, às 14h, no canal da VideoSaúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS