Cooperação Tripartite promove oficina para radialistas no Haiti

por
Graça Portela
,
01/08/2012

A cooperação tripartite em saúde no Haiti, firmada pelos governos do país caribenho, Brasil e Cuba, realiza a Oficina de Rádios Comunitárias dirigida a radialistas haitianos no Estado de Hinche. O encontro, que ocorre entre 1º e 14 de agosto, terá a presença de profissionais de dez veículos associados à seccional da Associação Mundial de Rádios (Amarc) no Haiti.

A iniciativa é do grupo de trabalho de comunicação da cooperação tripartite, no âmbito da Fiocruz, sob a coordenação do Canal Saúde/Fiocruz, em parceria com a Direção de Promoção da Saúde e Preservação do Meio Ambiente do Ministério da Saúde e População do Haiti (DPSPE/MSPP), com apoio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Com a participação de especialistas, serão debatidos temas referentes a questões de gênero e às principais doenças que atingem o país, entre elas, cólera, Aids e malária. “Vamos sensibilizar as rádios comunitárias na veiculação de mensagens de promoção da saúde e prevenção de doenças à população do Haiti”, explica Carlos Linger, assessor-técnico da cooperação tripartite no âmbito do Cris/Fiocruz. A iniciativa se inspira no conceito de cooperação estruturante, que rompe com o modelo tradicional, passivo e unidirecional de transferência de saber e tecnologia defendendo a construção de um conhecimento de forma conjunta e compartilhada em prol do fortalecimento dos sistemas de saúde. “Para nós, é muito importante falar em parceria, pois sabemos que vamos compartilhar, e não ensinar. O foco é estimular a autonomia e a participação”, explica Cristina Guimarães, responsável pela cooperação no âmbito do Icict/Fiocruz.

"A ideia de realizar uma oficina de rádios comunitárias no Haiti surgiu da constatação de que elas são a grande mídia do país. O tema saúde é muito pouco pautado pelos meios de comunicação do Haiti. Sensibilizar os jornalistas e demais atores que produzem o conteúdo nessas rádios foi o caminho encontrado para inserir o tema nas mídias locais”, conta a gerente geral do Canal Saúde e coordenadora da iniciativa, Márcia Correa. Durante o encontro, será construída, juntamente com os participantes, uma metodologia para veiculação da temática saúde alinhada às ações do Ministério da Saúde e População do Haiti (MSPP). “A partir da oficina, há a expectativa de estruturar uma rede de rádios comunitárias que atue junto com o Ministério da Saúde na educação popular e mobilização da população haitiana”, diz.

Cooperação tripartite em saúde no Haiti

Criada em 2010 para fortalecer o sistema de saúde e de vigilância epidemiológica haitianos, a Cooperação Tripartite Brasil–Cuba–Haiti é formada pelo Ministério da Saúde brasileiro, sob a coordenação da Assessoria de Relações Internacionais (Aisa/MS), com a participação da Fiocruz - por meiodo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), Canal Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) – e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC).

A cooperação desenvolve ações nos campos de assistência, vigilância sanitária, imunização e formação de recursos humanos. Entre as iniciativas previstas, está a construção de três hospitais comunitários de referência, um centro de reabilitação de deficientes físicos, quatro centros de ensino técnico e profissionalizante, além das reformas de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica e de unidades de saúde do MSPP. Como ações já implantadas, destacam-se o curso de vigilância epidemiológica realizado em julho, na capital do Haiti, Porto Príncipe, além do intercâmbio de profissionais haitianos no Brasil e campanhas nacionais de vacinação contra sarampo, rubéola e pólio.

Fonte: Agência Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS