Especial 20 anos de Ensino: depoimento de Homero Teixeira de Carvalho

por
Graça Portela
,
04/04/2013

Em comemoração aos 20 anos do Ensino do Icict, a Ascom recolheu depoimentos de vários funcionários da unidade que tiveram sua própria história relacionada à história do ensino. Nessas últimas duas décadas, a atuação nas áreas de ensino e pesquisa proporcionou ao Icict, em 2006, seu reconhecimento como instituto técnico-científico da Fiocruz.

O jornalista Homero Teixeira de Carvalho, do Serviço de Produção e Distribuição de Audiovisuais em Saúde (SPDAvS), da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, fala de primeiro curso do Ensino e o desenvolvimento do Ensino.

"1993. De 04 a 29 de outubro. Esta foi a data do primeiro curso de Comunicação e Saúde do Icict. O curso foi uma iniciativa da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. Aquela primeira edição foi realizada em parceria com a Ensp, no Departamento de Ciências Sociais, então a unidade da Fiocruz habilitada para a certificação dos participantes.

Duas razões motivaram a criação do curso: a inexistência de qualquer espaço institucional  de estudo e pesquisa na área da saúde direcionado  aos profissionais de comunicação e de saúde (com práticas institucionais de comunicação ou interessados) e   a necessidade de consolidação do então nascente SUS – Sistema Único de Saúde.

A Lei Orgânica da Saúde (LOS), aprovada em 1990, definia que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes as condições de vida da população (alimentação, moradia, saneamento básico etc.) e que “os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País”. Todos  os princípios do SUS (universalidade, integralidade, igualdade, utilização da epidemiologia etc.), expressos na mesma Lei, delinearam as características daquele Curso, mas três foram destacados: o direito à informação (às pessoas assistidas), a divulgação de informações e a  participação da comunidade. Durante o curso, acrescentou-se o direito à comunicação ao direito à informação. Ficou evidente o caráter interdisciplinar do curso, oferecendo disciplinas de comunicação e de saúde coletiva.

A proposta do curso nasceu de um ambiente institucional que instigou o debate das questões da saúde pública: A LOS e seu complemento (Lei 8.142, de 28/12/90),  apenas expressava termos que já estavam em discussão no movimento da  Reforma Sanitária brasileira desde, pelo menos, a VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e em discussão pública no processo de aprovação da Constituição de 1988.

Criado  como curso lato sensu na modalidade “aperfeiçoamento”, o Curso de Comunicação e Saúde entendia comunicação não apenas como técnica, mas como prática social de produção de sentidos em disputa na sociedade.

O curso de Aperfeiçoamento Comunicação e Saúde, de 1993, foi uma iniciativa  acadêmica que identificou muitas atividade de comunicação em todo o país. No entanto, sua articulação política aconteceu no Grupo de Trabalho em Comunicação,  da ABRASCO- Associação Brasileira de Saúde Coletiva, criado em 1994. Mas isso é outra história ..."

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Especial 20 anos de Ensino: depoimento de Cícera Henrique da Silva

Chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) fala sobre sua experiência no ensino

Minicursos são destaque nas comemorações de abril do Icict

Em comemoração aos 20 anos do lançamento do primeiro curso de atualização realizou uma séria de cursos

Especial 20 anos de Ensino - Depoimento de Umberto Trigueiros

Diretor do Icict fala sobre sua relação com o Ensino da Unidade e do orgulho em participar dessa história

Especial 20 anos de Ensino - depoimento de Indira Alves

Foi uma das colaboradoras no projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS