Pesquisadores do Instituto

Pesquisador
Atividades
61ppi41111
Adriana Cavalcanti de Aguiar

Médica (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Mestre em Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz), Mestre e Doutora em Educação (Harvard University ). Atualmente é Pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) e do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS). Professora Visitante do European Máster of Public Health, Programa Erasmus, da Comissão Européia. Foi Diretora Executiva da Associação Brasileira de Educação Médica (2004-2006).É Fellow da WK Kellogg Foundation, e membro do Conselho Editorial da revista Pedagogy in Health Promotion e da Revista Baiana de Saúde Pública. Parecerista da Revista Ciência e Saúde Coletiva, Revista Physis, da Revista Brasileira de Educação Médica, da Biomed Central e do American Journal of Public Health. Afiliada à Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), da International Union for Health Promotion Education (IUHPE), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), da Sociedad Española de Medicina Familiar y Comunitária (SEMFyC). Coordenadora da Pesquisa: Preceptoria em programas de Residência: Ensino, Pesquisa e Gestão, apoiada pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS).Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação Superior em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional em saúde, comunicação e saúde, recursos humanos em saúde, desenvolvimento curricular e desenvolvimento docente, avaliação educacional.

11Api11111
Ana Luiza Braz Pavão

Médica formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), com Mestrado em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ, 2008) e Doutorado em Epidemiologia pelo IMS-UERJ (2012), tendo cursado parte do doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (2010). É Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como Epidemiologista no Laboratório de Informações em Saúde (Lis) do Icict. É colaboradora da página de Eventos Adversos, subportal de Segurança do Paciente, do Portal de Informações em Saúde Proqualis (Icict/Fiocruz). Possui experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, segurança do paciente e avaliação dos serviços de saúde.

32ppi11111
Carlos Eduardo Freire Estellita-Lins

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict) e mantém atuação clínica como psicanalista e psiquiatra. Leciona em pós-graduação como professor credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em especialização, atualização e extensão. Desenvolve pesquisas em epistemologia da saúde e estudos sociais da ciência na área biomédica, com ênfase na obra de Georges Canguilhem e no estudo da suicidologia e seus nexos clínicos, epidemiológicos, de saúde pública, ciência da informação e comunicação e saúde.

32ppi11111
Carlos José Saldanha Machado

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Paris V (Sciences Sociales Sorbonne). Atualmente é pesquisador titular do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict). É professor colaborador de Programas de Pós-Graduação da Fiocruz (Informação e Comunicação em Saúde –  PPGICS/Icict, em Biodiversidade e Saúde – PPGBS/IOC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Doutorado em Meio Ambiente - PPG-MA/UERJ) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA / UNESP / USP / UERJ / UFRGS / UFPE / UEA / UFES).

32ppi11111
Celia Landmann Szwarcwald

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Estatística e Matemática pela Universidade de Rochester e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente é pesquisadora titular do Laboratório de Informação e Saúde (LIS/Icict) e coordena a Pesquisa Nacional de Saúde. Tem experiência  na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, mortalidade infantil e atenção básica.

32ppi11111
Christovam Barcellos

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ e doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict). Trabalhou como sanitarista das secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Atua na pesquisa e ensino de Geografia da Saúde, com ênfase em Vigilância em Saúde, principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, análise espacial, indicadores de saúde e sistemas de informações geográficas.

32ppi11111
Cícera Henrique da Silva

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UniRio, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université dAix-Marseille III. Trabalhou como tecnologista na Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia, atuando principalmente em informação tecnológica, inteligência competitiva e prospecção tecnológica. Foi professora do Curso de Especialização em Inteligência Competitiva, convênio INT/IBICT/UFRJ e consultora de órgãos governamentais. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict, onde ocupou, de 2009 a 2013, o cargo de chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS/Icict, coordenou o Repositório Institucional da Fiocruz (Arca) até jan. 2014 e foi editora científica da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - Reciis. No Icict, desde 2005, iniciou como docente e coordenadora-adjunta do curso de especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Integra os grupos de pesquisa Estudos de informação e avaliação em ciência e tecnologia e saúde e Patente, inovação e inteligência competitiva. Desde 2009, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS/Icict.

32ppi11111
Claudia Maria de Rezende Travassos

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Medicina Comunitária pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, doutora em Administração Pública pela Escola de Economia de Políticas Cientificas de Londres. Atualmente é pesquisadora titular do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict). Atua como editora-chefe do periódico científico Cadernos de Saúde Pública e coordena do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis).

Páginas

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS