ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Comissão da Verdade da Reforma Sanitária recebe relatos no site

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Comissão da Verdade da Reforma Sanitária recebe relatos no site

Comissão da Verdade da Reforma Sanitária recebe relatos no site

por
Graça Portela
,
11/07/2014

[3]

Já está em funcionamento no site da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) o envio de relatos [3] de e sobre trabalhadores da saúde que sofreram perseguições, violações, torturas, sequestros e assassinatos durante a ditadura militar, que ocorreu no Brasil de 1964 a 1985.

Os relatos ajudarão a Comissão a buscar informações sobre aqueles que ainda não tiveram seus direitos políticos restaurados, que seguem desaparecidos ou ainda que não foram identificados e a criar um banco de dados, que permitirá contar uma parte da História do Brasil, pelo ângulo da Saúde.

Criado especialmente para a Comissão, o Sistema de Informação da Comissão (SISCVRS) permite aos usuários incluir seus relatos pela internet e até por celular a partir do envio de mensagem para o site, que reúne as informações e as distribui no mapa.

Para incluir o relato, é necessário que a pessoa faça o seu login e crie uma senha. Desde o seu funcionamento (7/07), já foram postados 12 relatos, que mostram que a ditadura militar brasileira atingiu duramente o setor de saúde de norte a sul do país: Brasília, (2), Mato Grosso do Sul (1), Pará (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (1), Rondônia (1), Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (1).

No mapa de relatos é possível verificar qual o tipo de violação sofrida pela vítima, assim como em quais estados elas ocorreram. Por questões de segurança e privacidade, os dados pessoais de quem cadastrou não são exibidos. O mapa servirá como um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessem pelo assunto.

A CVRS tem como objetivo investigar as violações de direitos humanos praticados por agentes do estado (1964 – 1985) contra trabalhadores da saúde, de modo a compartilhar as informações e conhecimentos produzidos com outras entidades e instituições que partilhem dos mesmos objetivos e princípios, e com a sociedade brasileira, em geral, de modo a contribuir para um projeto de sociedade democrática e justa.

Criada pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e pelo Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), tendo sido lançada durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Abrasco, em novembro/2013, a Comissão conta com o apoio do Icict, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), do Sindicado dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e da Comissão da Verdade Rio, e tem núcleos nos estados da Bahia, Brasília, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para obter outras informações sobre a Comissão Nacional da Reforma Sanitária, acesse o site da CVRS ou o seu facebook (CVRS Abrasco Cebes). 

  • Compartilhar [4]

Assuntos relacionados

Aula inaugural da Fiocruz relembra golpe de 1964 [5]

Icict adere a evento conjunto, que contou com painel coordenado por Umberto Trigueiros, diretor do instituto

CVRS promove palestra “50 anos do golpe militar” no dia 30/04 [6]

Evento contará com a presença de Ceici Kameyama, Carlos Botazzo e Cid Benjamin, além de Anamaria Tambellini e Eduardo Stotz

Comissão da Verdade da Reforma Sanitária será lançada sábado, 16/11, durante Congresso da Abrasco [7]

Objetivo da CVRS é investigar as violações dos direitos humanos por agentes do Estado entre 1964 e 1985 contra profissionais e trabalhadores da Saúde

Aula inaugural da Fiocruz é tema de reportagem na TV Brasil [8]

Umberto Trigueiros, diretor do Icict, e Ilma Noronha, ex-diretora do Instituto, falam do Brasil pós-ditadura

Para saber mais

Comissão da Verdade da Reforma Sanitária - CVRS [9]
CVRS Abrasco Cebes (Facebook) [10]
Comissão da Verdade também para a saúde – Jornal O Globo – 25/01/2014 [11]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/comiss%C3%A3o-da-verdade-da-reforma-sanit%C3%A1ria-recebe-relatos-no-site

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] http://adm.ceag.unb.br/mapacvrs/ [4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1255 [5] https://www.icict.fiocruz.br/node/1113 [6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1144 [7] https://www.icict.fiocruz.br/node/967 [8] https://www.icict.fiocruz.br/node/1088 [9] http://cvrs.icict.fiocruz.br [10] https://www.facebook.com/cvrs.abrascocebes?fref=ts [11] http://oglobo.globo.com/brasil/comissao-da-verdade-agora-para-saude-11405872