O Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, com sede no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz, foi premiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como uma das iniciativas que mais contribuíram para o desenvolvimento humano no Hemisfério Sul, fornecendo soluções práticas que poderão ser repetidas, expandidas ou adaptadas por outros países. A homenagem ocorreu durante a 2ª Exposição Global de Desenvolvimento Sul-Sul (GSSD Expo), em Washington.
O trabalho, desenvolvido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR), foi considerado uma iniciativa importante para redução dos custos na alimentação de recém-nascidos prematuros, assim como na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos países com os quais a Rede BLH-BR colabora. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2008, mais de 157 mil recém-nascidos foram beneficiados com o leite humano ordenhado e pasteurizado com qualidade certificada no Brasil.
A Rede Ibero-americana e brasileira de Banco de Leite Humano, coordenada por João Aprígio Guerra, é uma iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
(Informações retiradas do texto de Roberta Monteiro, IFF/Fiocruz)
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1871
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/758
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/1784
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1443