ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Computação científica como estratégia de saúde pública

  • Icict é [1]
    Saúde
  • S [2]
    SUS
  • A [3]
    Acesso
  • Ú [4]
    Unidade
  • D [5]
    Desenvolvimento
  • E [6]
    Ensino/Pesquisa

Computação científica como estratégia de saúde pública

por
Karina de Souza
,
12/05/2016

Quando se pensa em dados de saúde, de imediato vêm a imagem de bases de dados disponíveis no  DATASUS. Contudo, numa sociedade digital em que, de acordo com a IBM, em 2013 cerca de 2,5 quintilhões de dados são gerados pelos usuários da internet todos os dias, torna-se uma necessidade estratégica de saúde pública usar essas informações na formulação, monitoramento e avaliação de ações e políticas.

O pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), Marcel Pedroso, coordenador da Plataforma de Computação Científica e Big Data em Saúde do Icict, explica que mais que grande quantidade de dados, a estratégia da computação científica e  Data Science, consiste na aquisição, armazenamento, análise e visualização de dados de fontes e formatos diferentes e diversos.

“Uma estratégia verdadeira de Big Data precisa ter não só um grande volume de dados, mas uma variedade de dados. Uma plataforma que lide bem com esses dados e dados estruturados, disponíveis em bases de dados do DATASUS, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por exemplo, semiestruturados (fotos e vídeos) e não estruturados (postagens em redes sociais, comentários, hashtags)”.  

No Brasil, existem diversas bases de dados estruturados e conhecidos dos pesquisadores de Saúde Pública. Uma parceria firmada entre o Lis e o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), sediado em Petrópolis, por exemplo, está desenvolvendo a  Plataforma de Computação Científica e Big Data em Saúde usando infraestrutura de computação distribuída (cluster Hadoop) e ferramentas de governança de dados, tais como o  Data Management Body of Knowledge. Para promover a utilização da plataforma,  essa iniciativa  tem como objetivo coletar, transformar, carregar e disponibilizar  diferentes bases de dados de interesse  numa mesma interface, visando  fornecer acesso qualificado e ferramentas para análise desses dados aos pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa, bem como, gestores governamentais.

A Plataforma de Computação Científica e Big Data em Saúde tem como objetivo utilizar esse volume e variedade de dados que são produzidos para análises preditivas que possam servir para identificar padrões de comportamento no surgimento de doenças, usando a mineração de dados.  “O que a gente quer aqui é deixar esses dados disponíveis em tempo oportuno para qualquer pesquisador cadastrado na plataforma”, conta o professor. “Atualmente quem mais utiliza o Data Science em saúde é a parte de biologia genética, no seqüenciamento. Mas o pessoal de Saúde Ambiental pode usar muito usando dados do ambiente com dados de saúde para identificar padrões”.

  • Compartilhar [8]

Assuntos relacionados

Big Data em Saúde [9]

Proporcionar ferramentas e aplicativos que operacionalizem análises relacionadas a mineração e visualização de grandes quantidades de dados.

Para saber mais

Laboratório Nacional de Computação Científica [10]

#Desenvolvimento

Estatística para informar e prevenir [11]

Métodos estatísticos são utilizados para gerar estimativas e indicadores sobre a saúde da população

Núcleo relaciona populações, territórios e saúde [12]

LabGeo conquistou seu lugar destacando as relações da população com seus territórios

Tecnologia a serviço da informação e da comunicação [13]

Serviço prestado pela equipe de TI é essencial para o trabalho de promoção da saúde desenvolvido pelo Icict

O Icict nas redes sociais [14]

Página institucional no facebook ultrapassa três mil seguidores e a previsão é que ultrapasse quatro mil até o final do ano.

Processos de gestão balizam o atendimento às demandas do Icict [15]

Cortes orçamentários que afetam o Brasil provocaram o realinhamento dos processos de gestão do instituto


Saúde [16]
SUS [17]
Acesso [18]
Unidade [19]
Desenvolvimento [20]
Ensino/Pesquisa [21]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/computa%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-como-estrat%C3%A9gia-de-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/content/inovaicict-30-anos#1717 [2] https://www.icict.fiocruz.br/content/inovaicict-30-anos#1718 [3] https://www.icict.fiocruz.br/content/inovaicict-30-anos#1719 [4] https://www.icict.fiocruz.br/content/inovaicict-30-anos#1722 [5] https://www.icict.fiocruz.br/content/inovaicict-30-anos#1720 [6] https://www.icict.fiocruz.br/content/inovaicict-30-anos#1721 [7] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [8] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F2854 [9] https://www.icict.fiocruz.br/node/1872 [10] http://www.lncc.br/estrutura/default.php [11] https://www.icict.fiocruz.br/content/estat%C3%ADstica-para-informar-e-prevenir [12] https://www.icict.fiocruz.br/content/n%C3%BAcleo-relaciona-popula%C3%A7%C3%B5es-territ%C3%B3rios-e-sa%C3%BAde [13] https://www.icict.fiocruz.br/content/tecnologia-servi%C3%A7o-da-informa%C3%A7%C3%A3o-e-da-comunica%C3%A7%C3%A3o [14] https://www.icict.fiocruz.br/content/o-icict-nas-redes-sociais [15] https://www.icict.fiocruz.br/content/processos-de-gest%C3%A3o-balizam-o-atendimento-%C3%A0s-demandas-do-icict [16] http://www.icict.fiocruz.br/inovaicict/30anos/Saúde [17] http://www.icict.fiocruz.br/inovaicict/30anos/SUS [18] http://www.icict.fiocruz.br/inovaicict/30anos/Acesso [19] http://www.icict.fiocruz.br/inovaicict/30anos/Unidade [20] http://www.icict.fiocruz.br/inovaicict/30anos/Desenvolvimento [21] http://www.icict.fiocruz.br/inovaicict/30anos/Ensino/Pesquisa