ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Palestra sobre crack - Francisco Inácio Bastos

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Palestra sobre crack - Francisco Inácio Bastos

Palestra sobre crack - Francisco Inácio Bastos

por
Graça Portela
,
16/04/2013

O primeiro a falar foi o pesquisador do Icict Francisco Inácio Bastos, que coordena a pesquisa nacional sobre uso do crack, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça.

Seu primeiro questionamento foi sobre o pensamento corrente que, segundo ele, ao se falar em tratamento do usuário de drogas associa-se à perda de recursos públicos. "Por que não criminalizar também os hipertensos ou os diabéticos?”, ironizou. Bastos alertou para a necessidade de se reintegrar o crack à discussão da saúde. "Sem isso, corremos o risco de perder a capacidade de lidarmos com a droga até do ponto de vista do tratamento e das políticas públicas.”

"Quando se fala de cracolândia, tem-se a ideia de um fenômeno macrourbano. Isto não é real”, explicou Francisco Inácio, que apresentou um panorama geral sobre o cenário do crack nas grandes cidades. A própria mobilidade das cracolândias explicaria esse fenômeno: “As cenas se redefinem, se reconfiguram e se partem. Então, a pessoa que estava ontem no Jacarezinho é a mesma pessoa que encontramos no (morro do) Cajueiro, em Madureira, ou que vai para a (comunidade de) Antares (em Santa Cruz), ou que estará no Parque União”, afirmou.

O pesquisador do Icict alertou para uma concepção confusa e negativa que dominou, inicialmente, o cenário do crack nos Estados Unidos nos anos 1990, quando surgiu a droga por lá. Trata-se da situação dos chamados crack babies – filhos das usuárias de crack, cujo tratamento ignorava doenças maternas preexistentes, como desnutrição, tuberculose, abuso de álcool, e ausência de pré-natal.

Para Francisco Inácio, o crack tem impacto na formação dessa criança, mas é preciso incluir outros fatores, que correm o risco de ser deixados de lado hoje no Brasil. "Temos que pensar de forma sensata, seja no campo da saúde mental, seja na área de assistência materno-infantil”, concluiu.

  • Compartilhar [3]

Assuntos relacionados

Minicursos são destaque nas comemorações de abril do Icict [4]

Em comemoração aos 20 anos do lançamento do primeiro curso de atualização realizou uma séria de cursos

Palestra sobre crack - Paulo Amarante [5]

Um dos pioneiros no movimento brasileiro da reforma psiquiátrica no Brasil, pesquisador abordou a questão da saúde mental no país e as drogas

Palestra sobre crack - Caco Barcellos [6]

O jornalista falou sobre injustiça social, violência e o consumo do craque

Palestra sobre crack - Marcelo Rasga Moreira [7]

Marcelo falou sobre o trabalho dos pesquisadores e a divulgação do resultado das pesquisas pela mídia


Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/palestra-sobre-crack-francisco-inacio-bastos

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F510 [4] https://www.icict.fiocruz.br/node/7 [5] https://www.icict.fiocruz.br/node/507 [6] https://www.icict.fiocruz.br/node/508 [7] https://www.icict.fiocruz.br/node/509