"Minha ligação pessoal com o ensino no Icict é antiga, de antes mesmos de estar lotado aqui. Nos anos 90, o Núcleo de Estudos em Comunicação da VideoSaúde começou a promover, algumas vezes em parceria com o Programa RADIS, a realização de cursos de atualização em comunicação e saúde. Nesse tempo eu estava na CCS da Fiocruz (Presidência) e em várias ocasiões fui convidado a dar aulas sobre temas da comunicação, saúde e mídia, assessoria de imprensa e outras questões. Os cursos de atualização, aperfeiçoamento e logo os de especialização tornaram-se regulares e foram a base da estruturação da nossa área de ensino.
O próximo passo foi o mestrado profissional em comunicação e informação em saúde em parceria com a Ensp e a COC, com titulação feita pela Ensp.
O salto para o stricto sensu começou a ser preparado na gestão de Ilma Noronha como diretora, com enorme esforço coletivo, destacando o trabalho da própria Ilma, Janine, Inesita, Christóvam, Cristina Guimarães e outros pesquisadores, na preparação das ementas e todo o arcabouço do que viria a ser o PPGICS, formulado como um programa transversal. O esforço obteve êxito e reconhecimento imediato, pois quando apresentado à CAPES em 2008, foi sugerido de imediato que o programa fosse lançado simultaneamente nas modalidades de mestrado e doutorado.
O mestrado teve início em 2009, já na minha administração e pouco depois o doutorado. Os cursos de atualização e aperfeiçoamento se consolidaram e ampliaram. Todos eles, geoprocessamento, oficinas da VideoSaúde, cinema etnográfico, redes sociais e tecnologias interativas de comunicação e informação, acesso à informação, as modalidades de ensino à distância da atualização de redes de bancos de leite humano, gozam de um alto nível de aceitação e procura. Os cursos de especialização em comunicação e em informação em saúde são hoje também uma marca importante do Icict.
Temos enorme orgulho do PPGICS e dos demais níveis do ensino aqui no Icict. Temos um programa pioneiro de mestrado e doutorado em informação e comunicação em saúde. Já formamos um grande número de especialistas, duas turmas de mestrado e agora em 2013 a primeira turma do doutorado. As teses e dissertações são instigantes e inovadoras, indo desde a observação de campanhas de saúde pública até a aplicação de jogos eletrônicos como ferramenta de formação e de simulação de crises. Todas as nossas turmas têm concluído seus projetos nos prazos previstos e os programas de ensino contam hoje com uma gestão acadêmica estruturada, com excelentes profissionais, extremamente dedicados."
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