Especial 20 anos de Ensino - depoimento de Kátia Lerner

por
Graça Portela
,
15/04/2013

"Meu primeiro contato com o Icict foi em 2002, quando participei como bolsista de um projeto sobre estratégias de prevenção contra HIV/aids entre jovens residentes em Lins e Curicica. Naquele momento, nunca poderia imaginar como me envolveria com o trabalho na Fiocruz, e a dimensão que o ensino tomaria na minha trajetória ao voltar como servidora alguns anos depois. Ainda naqueles tempos de bolsista, via as inúmeras reuniões entre Janine Cardoso e Inesita Araújo, com quem trabalhava, sem saber que estava testemunhando a criação da estrutura do novo curso de Especialização em Comunicação e Saúde. Tratava-se da retomada de uma experiência que já havia sido iniciada em 1993, na modalidade de aperfeiçoamento, mas agora sob novas bases. Foi nele que iniciei minha atuação como docente quando, em 2005, participei das bancas de trabalho final dos alunos na sua segunda edição e, a partir de então, como professora regular dos módulos, tanto no Rio de Janeiro como em outros estados do Brasil.

Ao ingressar como servidora, fui desafiada a desenvolver o projeto “Memória do Ensino do Icict”,   através do qual reunimos a documentação das atividades realizadas pela unidade em parceria com outros setores da Fiocruz, organizamos as informações em um banco de dados e entrevistamos  vários atores-chave na constituição dos primeiros cursos. Essa experiência me proporcionou uma visão bastante abrangente da história da unidade no que diz respeito ao ensino, mas também à própria conformação do campo da comunicação e saúde, e também da informação. Dentro dessa trajetória cabe ainda destacar a criação do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde.

Foi um privilégio ver nascer e ajudar na estruturação dessa experiência ímpar, não apenas por ser pioneira no Brasil, mas também porque representa um processo de amadurecimento da unidade, colocando em diálogo diferentes perspectivas disciplinares, teóricas, políticas e, acima de tudo, os próprios profissionais. A construção da interdisciplinaridade tem sido um desafio que nos faz repensar o lugar de onde falamos, e nos provoca a sair de nossas “caixas” teóricas e institucionais para fazer o que de fato um instituto de pesquisa tem de fazer: promover o pensamento e a ação. Por fim, resta dizer que estar com alunos, professores e demais profissionais do ensino tem gerado intensas trocas afetivas e intelectuais, sendo um dos pontos altos desses sete anos de minha presença na unidade."

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Especial 20 anos de Ensino: depoimento de Homero Teixeira de Carvalho

Jornalista da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, é quem fala sobre os 20 anos de Ensino

Especial 20 anos de Ensino - Depoimento de Umberto Trigueiros

Diretor do Icict fala sobre sua relação com o Ensino da Unidade e do orgulho em participar dessa história

Especial 20 anos de Ensino: depoimento de Cícera Henrique da Silva

Chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) fala sobre sua experiência no ensino

Palestra sobre crack atrai público recorde ao Icict

Evento contou com a presença dos pesquisadores da Fiocruz, Francisco Inácio Bastos, Marcelo Rasga Moreira e Paulo Amarante, e o jornalista Caco Barcellos

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS