VideoSaúde - Programação Abril 2019

João Carlos da Silva é um agente de saúde que encontra um menino prostrado no chão de uma casa nos confins da Amazônia. A criança tem febre alta e calafrios típicos da malária. A matemática negra Elen Barbosa conta como tem sido inspiração para outros familiares entrarem na universidade. A índia Bernardete, do Alto do Rio Negro, mistura lirismo e ensinamentos para falar sobre como sua etnia lida com a amamentação. A história de Paulo Montiel revela um mundo místico e cheio de obras fantásticas de um pintor em recuperação após um grave acidente. Mel Jesus foi internado em manicômio judicial em 1981, depois de agredir um menino de 14 anos durante um surto. É dos personagens centrais daquele que talvez seja um dos principais documentários já realizados sobre hospitais-presídios, a Casa dos mortos.

Em tempos de muitos filmes e informações com pouca ou nenhuma qualidade narrativa, e de conteúdos duvidosos circulando pelas redes sociais e em exibição na televisão, o Programa VideoSaúde de abril aponta para temas urgentes. Qualidade documental e personagens marcantes são outras das características dos títulos programados para o mês de abril. A programação é exibida sempre às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias da semana. 

Veja e certifique-se que este conteúdo vale a pena compartilhar e indicar a colegas e parentes. Seja mais um agente multiplicador para que o audiovisual contribua para o aprimoramento da educação e comunicação transformadoras. 

01/04, segunda, 22h30, DMS – 40 anos | Mitos e verdades do SUS

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

Reprises:

03/04, quarta, às 22h30,
05/04, sexta, às 22h30,
07/04, domingo, às 21h30 

DMS – 40 anos 

No ano de 2017 o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Pelotas completou 40 anos de atividades e para contar um pouco da história do departamento nesse período, foi realizado o documentário "DMS - 40 ANOS", apresentando importantes depoimentos de nomes da área da saúde coletiva.

Mitos e verdades do SUS

Os brasileiros e brasileiras conhecem realmente o SUS? O imaginário social sobre o sistema de saúde é moldado pela mídia? O que significam universalidade, equidade, integralidade? Linguagem bem simples e situações de rotinas das pessoas são as marcas do vídeo. Das vacinas a qualidade dos produtos usados pela população; das vacinas aos medicamentos gratuitos; dos serviços de emergência de ambulâncias a rede de hemocentros. E muitos depoimentos de usuários, críticos e elogiosos. Para conhecer e refletir sobre o papel social do SUS. 

08/04, segunda, 22h30, CRI - Centro de Referência a Saúde do Idoso | Psicologia e trânsito

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

Reprises:

10/04, quarta, às 22h30,
12/04, sexta, às 22h30,
14/04, domingo, às 21h30 

CRI - Centro de Referência a Saúde do Idoso

Mostra a proposta de trabalho do CRI, Centro de Referência a Saúde do Idoso, criado em abril de 2008 no município de Campinas, estado de São Paulo, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde. O CRI promove o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa da cidade com maior risco de fragilidade, prevenindo possíveis complicações de saúde. São mostradas as diversas atividades desenvolvidas bem como os espaços físicos que o centro de referência abriga.

Psicologia e trânsito 

O trânsito segue no topo das estatísticas de mortalidade e danos e agravos que afetam a saúde da população brasileira. Resultado do Seminário "Psicologia e Comportamento no Trânsito”, realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o vídeo levanta os principais aspectos do cenário institucional da Psicologia no Trânsito e sugere ações técnico-profissionais relacionadas à Psicologia e ao comportamento seguro no trânsito.

15/04, segunda, 22:30, A casa dos mortos

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

Reprises:

17/04, quarta, às 22h30,
19/04, sexta, às 22h30,
21/04, domingo, às 21h30 

A casa dos mortos

Possivelmente, um dos documentários mais marcantes sobre os manicômios judiciários. Depoimentos espontâneos, crus e muito duros de pacientes internos, e uma câmera atenta e sensível, estão a serviço de uma narrativa original. O documentário no seu mais alto nível, sob a direção da premiada diretora Debora Diniz. 

Bubu é um poeta com doze internações em manicômios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-presídios, instituições híbridas que sentenciam a loucura à prisão perpétua. O poema A casa dos mortos foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. São três histórias em três atos de morte. Jaime, Antônio e Almerindo são anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos. Bubu é o narrador de sua própria vida, mas também de seu destino de morte. 

22/04, segunda, 22h30, A primeira infância indígena - nutrição e saúde | O agente de saúde

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

Reprises:

24/04, quarta, às 22h30,
26/04, sexta, às 22h30,
28/04, domingo, às 21h30 

A primeira infância indígena - nutrição e saúde

Uma pequena pérola documental sobre as visões de grupos indígenas do Alto do Rio Negro, no Amazonas, a respeito de saúde e nutrição dos seus curumins, as crianças e bebês das tribos. Bernardete e Rosa contam sobre como se dá a amamentação e como alimentam as crianças. Outras falas de indígenas falam sobre o papel dos pajés, do benzimento dos alimentos, das ervas e plantas usadas em tratamentos e prevenção de doenças.  

Agente de saúde

Quer saber o que é uma criança ter malária no meio da floresta amazônica? Ou o que é ter pequenos gêmeos em casa, com vômitos e diarreia, nas mesmas condições de localização? Embarque no tímido barco do agente de saúde João Carlos da Silva e descubra. João dribla uma encosta íngreme e enlamaçada para levar medicamentos a uma família. Senta na varanda de uma modesta casa de madeira e conversa sobre saúde e prevenção com uma idosa que vive isolada com o filho.  José Vale Campos é companheiro de João no ofício de agente de saúde. Vascaíno, teve 34 malárias e trabalha numa unidade de saúde local. Por meio de sua fala, percebemos a realidade dos serviços de saúde locais. Este curta-metragem é uma homenagem aos agentes de saúde que, mesmo trabalhando em condições desfavoráveis, dedicam atenção à saúde dos moradores do Município de Lábrea, no Amazonas.

29/04, segunda, 22h30, Potência Negra | Descobrindo Montiel

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

Reprises:

01/05, quarta, às 22h30,
03/05, sexta, às 22h30,
05/05, domingo, às 21h30 

Potência Negra 

Manuela Souza é pesquisadora do campo da álgebra. Tem 33 anos e faz o segundo pós-doutorado. Elen Barbosa, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UFFS), foi a primeira pessoa da família a entrar na universidade. Tem inspirado parentes próximos a seguir o mesmo caminho. O minidocumentário traz dados e vozes de matemáticas negras brasileiras sobre as dificuldades para entrar e se manter na pesquisa, mesmo diante dos recentes avanços na discussão sobre gênero e raça na academia. 

Descobrindo Montiel

Conta a história de Paulo Montiel, morador da Vila Jardim de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, artista plástico e a (re) descoberta de sua arte. Curta produzido durante uma das oficinas de audiovisual promovida pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre. Sua história traz à tona um mundo místico e cheio de obras fantásticas de um pintor em recuperação após um grave acidente.
 
 

Assuntos relacionados

Acessibilidade: Videosaúde lança 13 filmes com audiodescrição

Parceria com a TV Câmara permite que cegos e deficientes visuais possam assistir os documentários

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS