VideoSaúde: Programação de março chega com vídeos sobre mulheres, plantas e outros temas

O mês de março se inicia com uma explosão de Fake News. Onde buscar orientação segura e qualificada para cuidar da saúde? Quem pode orientar? 

As instituições de saúde devem e precisam estar preparadas para dialogar, esclarecer e influenciar consciente e positivamente a população que busca e compartilha informação a todo momento. Por tudo isso, o Programa Videosaúde segue aguçando e qualificando a busca por conhecimento. 

O primeiro dia, desperta nossa atenção para as ações de saúde: O filme “DMS-40 anos” exibe depoimentos de diferentes profissionais da área da Saúde Coletiva sobre o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas e seus serviços de excelência em pesquisa e Medicina, e “Mitos e verdades do SUS” para conhecermos e refletirmos sobre o papel social do SUS. Apresenta depoimentos de usuários - críticas e elogios.

Vamos assistir animações que contam a história de descobertas científicas na área da Saúde e as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente domiciliar. Tudo isso em duas produções: “Mudando o mundo” e “Super Plunf”.

“Uma árvore bonita” relata a história de jovens negros que enfrentam as diversas faces do preconceito racial, de gênero e socioeconômico.

Informe-se assistindo “Colha à vontade”, que traz temas importantes sobre alimentação, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, propondo uma nova perspectiva na relação entre o ser humano, a natureza e a produção de alimentos.

O documentário “Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos”, traz esclarecimentos sobre a Síndrome de Down, as origens, características físicas e intelectuais e possíveis encaminhamentos para o paciente e sua família.

Falando sobre a saúde da mulher, vamos assistir “Brasil, aqui tem SUS- São Luís -MA”, filme que retrata o Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) que acolhe mulheres em situação de violência que dão entrada no Hospital Dr. Clementino Moura, na periferia de São Luís-MA. “Perfil: Aníbal Faúndes”, documentário que conta a trajetória do médico chileno, especialista em saúde da mulher, que defende o aborto legal e seguro. Ele fala sobre a importância de políticas públicas para reduzir a prática do aborto inseguro, uma das principais causas de morte materna.      

Na programação especial, exibiremos o documentário “Pedras, plantas e outros caminhos”, documentário que conta a história de um acompanhamento terapêutico e o funcionamento e proliferação de saberes, práticas de cuidado e reinserção psicossocial.

O Programa VideoSaúde vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Informe-se!

02/03, segunda-feira, 22h30: DMS - 40 anos | Mitos e verdades do SUS

DMS – 40 anos

No ano de 2017 o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Pelotas completou 40 anos de atividades e para contar um pouco da história do departamento nesse período, foi realizado o documentário "DMS - 40 ANOS", apresentando importantes depoimentos de nomes da área da saúde coletiva.

Mitos e verdades do SUS 

Os brasileiros e brasileiras conhecem realmente o SUS? O imaginário social sobre o sistema de saúde é moldado pela mídia? O que significam universalidade, equidade, integralidade? Linguagem bem simples e situações de rotinas das pessoas são as marcas do vídeo. Das vacinas a qualidade dos produtos usados pela população; das vacinas aos medicamentos gratuitos; dos serviços de emergência de ambulâncias a rede de hemocentros. E muitos depoimentos de usuários, críticos e elogiosos. Para conhecer e refletir sobre o papel social do SUS. 

Reprises:
04/03, quarta, às 22h30;
06/03, sexta, às 22h30;
08/03, domingo, às 21h30

09/03, segunda-feira, 22h30: Brasil, aqui tem SUS - São Luís – MA | Perfil: Aníbal Faúndes

Brasil, aqui tem SUS - São Luís -MA 

O Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) acolhe mulheres em situação de violência que dão entrada no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), na periferia de São Luís-MA. O projeto funciona em parceria com a Delegacia da Mulher e grupos de voluntárias.

Perfil: Aníbal Faúndes

Médico chileno, especialista em saúde da mulher, defende o aborto legal, seguro e raro. Ele fala sobre a importância de políticas públicas para reduzir a prática do aborto inseguro, uma das principais causas de morte materna.

Reprises:
11/03, quarta, às 22h30;
13/03, sexta, às 22h30;
15/03, domingo, às 21h30

16/03, segunda-feira, 22h30- Colha à vontade |Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos 

Colha à vontade

Claus é um gnomo que mora na horta da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A partir das reflexões de Claus e dos depoimentos dos participantes das atividades na horta, o vídeo aborda temas importantes sobre alimentação, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, propondo uma nova perspectiva na relação entre o ser humano, a natureza e a produção de alimentos.

Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos 

O documentário traz esclarecimentos sobre a Síndrome de Down, as origens, características físicas e intelectuais e possíveis encaminhamentos para o paciente e sua família.

Reprises:
18/03, quarta, às 22h30;
20/03, sexta, às 22h30;
22/03, domingo, às 21h30

23/03, segunda –feira, 22h30: Mudando o mundo | Super Plunf

Mudando o mundo

Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para ajudar a contar a história de descobertas científicas na área da saúde que ajudaram a mudar o mundo. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emílio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre amarela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da Doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.

Super Plunf

Super Plunf é uma animação em stop motion que aborda as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente doméstico. O personagem principal é um menino que só consome comida instantânea e é conduzido a conhecer outras práticas nutricionais.

Reprises:
25/03, quarta, às 22h30;
27/03, sexta, às 22h30;
29/03, domingo, às 21h30

30/03, segunda –feira, 22h30: Uma árvore bonita

O vídeo conta a história de jovens negros que enfrentam as diversas faces do preconceito: racial, de gênero e socioeconômico. Apesar de ofensas frequentes e constrangimentos, eles acreditam na educação de qualidade e nas artes para vencer a intolerância e fortalecer a autoestima das novas gerações. O filme é uma realização do Pro Jovem Urbano, da Unirio e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com direção de Beto Novaes.

Reprises:
01/04, quarta, às 22h30;
03/04, sexta, às 22h30;
05/04, domingo, às 21h30

31/03, terça –feira, 23h: Programa Videosaúde Especial: Pedras, plantas e outros caminhos             

O documentário conta a história de um acompanhamento terapêutico (AT) feito por Thaís, a acompanhante e Ney, o acompanhado. O filme funciona como intercessor para que se possa contar esta exitosa experiência de cuidado a céu aberto e fazer proliferar outros saberes e práticas de cuidado e reinserção psicossocial, funcionando como um dispositivo ético, estético e político de resistência e produção de subjetividade e cuidado em saúde mental.

Reprise:
02/04, quinta-feira, 23h

 

Acompanhe o Icict nas mídias sociais:

      

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS