VideoSaúde - Programação - Fevereiro 2018


Relatos de jovens negros de Salvador a respeito de preconceito e de suas trajetórias de cidadania; vídeos que debatem a questão das pessoas vivendo com HIV/Aids e a importância dos testes de prevenção; A Serra da Bocaina, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e o litoral sul do Rio de Janeiro como palcos de diferentes experiências de agricultura sustentável, saneamento ecológico, artesanato e turismo; e as memória nos seus 70 anos de um dos mais destacados hospitais públicos do Rio de Janeiro, o Hospital dos Servidores do Estado. Para fevereiro, a VideoSaúde selecionou diferentes temáticas para ampliar o debate e as reflexões no campo da saúde coletiva a partir de produções audiovisuais. 
Assista e compartilhe conteúdo qualificado com a certificação da Fiocruz. A programação inédita é exibida sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde, com reprises nos dias seguintes.  

05/02 - Uma árvore bonita

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
A história de jovens negros que enfrentam as diversas faces do preconceito: racial, de gênero e socioeconômico. Percursos escolares e participação em movimentos, projetos e programas sociais mudaram o curso da vida dos jovens protagonistas deste documentário. Apesar de ofensas frequentes e constrangimentos, eles acreditam na educação de qualidade e nas artes para vencer a intolerância e fortalecer a autoestima das novas gerações. Seus relatos expressam indignação frente ao racismo e outras formas de discriminação social que marcam a experiência de uma grande parte da juventude brasileira de hoje.

Reprises
07/02, quarta, às 22h30
09/02, sexta, às 22h30
11/02, domingo, às 21h30

12/02 - Depois de ontem | Fique sabendo - Histórias de todos nós

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
Depois de ontem: A partir da história de um jovem casal, que decidiu ter uma relação sem camisinha, trata das descobertas, medos, angústias e esperanças de um casal de jovens frente ao viver com HIV/AIDS.

Fique sabendo: Vídeo produzido pelo Programa Nacional de DST e Aids para salas de espera, sobre o teste de aids. Especialistas explicam a importância dos testes na prevenção.

Reprises
14/02, quarta, às 22h30
16/02, sexta, às 22h30
18/02, domingo, às 21h30

19/ 02 - Preservar é resistir | Saneamento ecológico: Praia do Sono

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br
O programa VideoSaúde apresenta dois vídeos do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina – OTSS.  O primeiro título, “Preservar é resistir" aborda as práticas em defesa dos territórios e das comunidades tradicionais, os seus saberes e fazeres diferenciados, onde a agricultura, o artesanato e o turismo de base comunitária são os modos de subsistência mais importantes. A seguir, "Saneamento ecológico", apresenta um exemplo de tecnologia social e saneamento ecológico desenvolvido na Escola Municipal Martim de Sá, na Praia do Sono, em Paraty, Rio de Janeiro, que teve como demanda a promoção da saúde e qualidade de vida da população local. O sistema de saneamento desenvolvido consistiu na criação de fossas, sem permitir a contaminação do solo. Pronto desde 2015, serve de modelo para a construção de outros sistemas em outras comunidades.
 
Reprises
21/02, quarta, às 22h30
23/02, sexta, às 22h30
25/02, domingo, às 21h30

26/02 - Memórias do seu tempo - HFSE 70 anos

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

O filme evoca relatos de pessoas que têm suas vidas atreladas ao Hospital dos Servidores do Estado (RJ) e vivenciaram o período em que o hospital tinha como pacientes os presidentes do país e foi pioneiro na residência médica.

Reprises
28/02, quarta, às 22h30
02/03, sexta, às 22h30
04/03, domingo, às 21h30
 

Assuntos relacionados

População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS) permite ao usuário solicitar cópias de vídeos de todo o acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.