VideoSaúde - Programação Março 2019

O lugar da mulher no mundo é o grande destaque dos vídeos selecionados para o Programa VideoSaúde no mês de março. Mães/pesquisadoras relatam situações vividas na tarefa de vivenciar carreira acadêmica e maternidade. Como conciliar doutorado no exterior e acompanhamento dos filhos? Os editais de fomento enxergam a combinação atividade acadêmica e maternidade? Como alguns países estão lidando com o assunto? As indagações e reflexões sobre a condição feminina, contudo, não param por aí: em que patamar, por exemplo, está a discussão sobre o papel dos profissionais de saúde na questão do atendimento às mulheres vítimas de violência? 

De outra parte, a diversidade do Catálogo da VideoSaúde segue marcando os filmes escolhidos para exibição. Há produções para todos os gostos e públicos. Uma experiência que une aspectos lúdicos e atendimento médico para crianças; uma ficção para abordar o tema segurança no pré-operatório; as duras condições de um serviço psiquiátrico; e o resgate da memória de um dos mais destacados hospitais de infectologia do Rio de Janeiro completam a programação de março. Para fechar o mês, Doença de chagas – ontem e hoje lança luz sobre uma das principais endemias brasileiras. 

O Programa VideoSaúde é exibido sempre às segundas-feiras, às 22:30, no Canal Saúde, com reprises em diferentes dias da semana. Assista e divulgue a programação: 

04/03 – Humanização e linguagem - brincando de médico | Cirurgia segura – checklist

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

“Humanização e linguagem: brincando de médico” registra uma reunião de pré-operatório cardíaco pediátrico, onde pais e crianças ouvem e são ouvidos por uma equipe multidisciplinar. Através de recursos lúdicos, os pacientes e familiares são informados sobre o processo de hospitalização e criam vínculos de confiança com a equipe de saúde.
“Cirurgia segura – checklist” é um vídeo ficcional sobre a checagem em ambiente e em procedimento cirúrgico. O filme teve como locação o Centro Cirúrgico do HFGA (Hospital da Força Aérea do Galeão). 

11/03 - Fator F | Violência contra as mulheres: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?
Fator F

Canal Saúde|TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo|on-line www.canal.fiocruz.br

"Fator F" traz um panorama sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres que combinam carreira científica e maternidade.  Aborda os dilemas que cientistas enfrentam em relação à produtividade, no cotidiano de instituições de pesquisa, as limitações e ausências do tema em editais, exemplos de políticas para enfrentamento em outros países. Companheiros e pais também trazem seus depoimentos sobre como enxergam e compartilham a situação. Nos relatos de pesquisadoras-mães, uma série de situações e reflexões sobre o lugar da mulher neste debate.  

Violência contra as mulheres: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?

Canal Saúde|TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo|on-line www.canal.fiocruz.br

A proposta é a discussão acerca do papel dos (das) profissionais da saúde no que se refere ao tratamento oferecido às vítimas no país. Posto que uma das principais vias de entrada da violência contra as mulheres se dá em locais de atendimento à saúde, como hospitais, ambulatórios e na rede de atenção à saúde mental, a peça pretende apresentar ao público, com foco nos profissionais de Saúde, aspectos como: quais os tipos de violência contra as mulheres existentes, o impacto da violência na saúde mental, a Lei Maria da Penha, quais os serviços disponíveis para atendimento na rede e o que o profissional de saúde deve fazer ao se deparar com uma situação de violência contra a mulher.

18/03 – História, loucura e memória: o acervo do hospital psiquiátrico Juliano Moreira | INI 100 anos

Canal Saúde | TV digital 2.4 Rio e Brasília | 62.4 São Paulo | on-line www.canal.fiocruz.br

Documentário que conta a história do hospital psiquiátrico Juliano Moreira, que funcionou no Estado do Pará. Por meio de depoimentos de ex-funcionários e de outros profissionais que acolheram e cuidaram dos pacientes da unidade, o vídeo retrata as difíceis condições em que pacientes eram tratados na unidade e como a adoção de um tratamento humanizado propiciou nova inserção social e acesso a atividades como terapia ocupacional, alfabetização, oficinas de dança e pintura e a passeios culturais.     

INI 100 anos 

Canal Saúde|TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo|on-line www.canal.fiocruz.br

Vídeo comemorativo do centenário do Instituto Nacional de Infectologia (INI) Evandro Chagas, uma das mais antigas unidades da Fundação Oswaldo Cruz, voltado para a pesquisa clínica, ensino, serviços de referência e assistência em doenças infecciosas. Por meio de fotos e documentos e de testemunhos deixados pelos cientistas e médicos que idealizaram e trabalharam no hospital, retrata a trajetória da unidade responsável por importantes estudos na área da pesquisa clínica e que segue como referência nacional e internacional em diferentes campos da infectologia. 

25/03 – Doença de chagas – ontem e hoje

Canal Saúde|TV digital 2.4 Rio e Brasília|62.4 São Paulo|on-line www.canal.fiocruz.br

A transição epidemiológica da doença de Chagas e o impacto desta transição na saúde de milhares de brasileiros são explorados neste vídeo, realizado em Belém (PA) e na cidade paraense de Abaetetuba. A transmissão via oral do agente causador da doença está fortemente associada aos hábitos alimentares e ao manejo dos alimentos, principalmente o açaí. O vídeo destaca a importância de informar à população os procedimentos corretos de colheita, transporte, armazenamento e processamento deste e de outros frutos, que estão entre as bases da economia da região amazônica, onde se concentra a maioria dos casos agudos dessa enfermidade.
 

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS