Fiocruz disponibiliza Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde

por
André Bezerra
,
21/10/2016

Pesquisadores e profissionais de saúde ganharam uma nova ferramenta para analisar grandes volumes de dados e conjuntos de informações sobre a área. A Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde é uma iniciativa do Icict/Fiocruz que disponibiliza para a comunidade científica e gestores um serviço online de armazenamento, gestão e análise de dados em saúde, possibilitando o uso de estratégicas como análise visual, mineração de dados, big data, aprendizagem de máquina, dentre outras.

“É um serviço de computação científica voltado para o setor de saúde”, explica o coordenador da plataforma, Marcel Pedroso, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict). A partir de parcerias com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Dell EMC, o projeto utiliza conceitos de processamento distribuído, tornando a plataforma uma área de trabalho de alta capacidade para análise de dados.

A interface é dividida em três eixos:  Análise visual, voltada para indexação, extração e análise visual de dados, por meio de ferramentas livres como Elasticsearch e Kibana; Mineração de Dados e Análise Preditiva, que permitirá ao pesquisador a conexão aos dados via R Studio Server; e Data Science Lab, que será uma área colaborativa para troca de experiências para inovação e aprendizagem na área de ciência de dados.

“Na prática, a plataforma permitirá aos pesquisadores uma capacidade avançada para processamento de algoritmos para análise desses grandes volumes de dados, não só da área de saúde, mas também de outras fontes como o IBGE, INPE, dentre outras, que sejam públicas e estejam disponíveis”, explica Pedroso. Além disso, os dados que já se encontram disponíveis passaram por tratamento de modelagem e indexação. No nível individual, os dados disponibilizados são anonimizados.

Marcel Pedroso, coordenador da Plataforma de Ciência de Dados em Saúde. Fotos: Raquel Portugal (Multimeios/Icict)

“A plataforma permitirá mais agilidade para a pesquisa, pois conta com um hardware bastante robusto e suporte constante”, aponta Jefferson Lima, tecnologista do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic/Icict) e responsável pela governança de dados na plataforma. Sua instalação foi viabilizada por meio de parcerias e fomento do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT/Icict) e FAPERJ.

Além da infraestrutura, a plataforma também tem o objetivo de ser um espaço para capacitação e especialização para a área de ciência de dados aplicada à saúde. Haverá uma equipe de referência composta por profissionais de diversas áreas, conforme a própria característica desse campo. “A Ciência de Dados é um campo de interseção entre a Estatística, a Computação e a área de interesse, no nosso caso, a saúde”, descreve o coordenador. Os membros receberão curso de capacitação com reconhecimento internacional e há previsão de abertura de um curso de especialização dessa área a ser oferecido pela Gestão Acadêmica do Icict.

A interface para a plataforma está disponível no site do projeto em bigdata.icict.fiocruz.br. Para acessar a plataforma, os interessados deverão realizar um cadastro no sistema, informando e-mail e criando uma senha de acesso. Saiba como foi o Seminário do Centro de Estudos sobre Ciência de Dados aplicada à Saúde no link e no menu lateral.

Comentários

Parabéns! Excelente iniciativa!

Parabéns Marcel, Jefferson e todo o grupo essa iniciativa! Orgulho de ser Fiocruz!

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Especialistas em Ciência de Dados e Saúde discutem ferramentas e técnicas em Seminário do Centro de Estudos

Os palestrantes apresentaram temas inerentes a ciência de dados, como big data, mineração de dados e aprendizagem de máquina.

Computação científica como estratégia de saúde pública

Plataforma de Big Data em Saúde tem como objetivo utilizar dados para identificar padrões de comportamento no surgimento de doenças

Por dentro do GBD: Seminários do Icict discutem Carga Global de Doença

Eventos do Centro de Estudos realizaram debates aprofundados entre especialistas e pesquisadores da área estatística e de epidemiologia

Grupo de Pesquisa da Fiocruz adota estratégia Big Data em Saúde

Com a iniciativa, pesquisa e gestão terão ferramentas para analisar grandes volumes de dados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS