Zoonoses e animais negligenciados são tema de seminário do Centro de Estudos, em 23/03

por
André Bezerra
,
10/03/2017

AO VIVO: Acompanhe a transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/icict-fiocruz
(Visualizado melhor no navegador Mozilla Firefox)

Das redes sociais a conversas do dia a dia, o bem estar animal é um assunto que vem ganhando atenção por parte da sociedade. Páginas e comunidades mostram que vem crescendo entre as pessoas a preocupação pela criação responsável de animais de estimação como cães e gatos, inclusive com mobilização ativa de grupos, coletivos e instituições. Contudo, quando o assunto é saúde pública, ainda falta conscientização. Doenças como raiva, esporotricose e leishmaniose ainda são consideradas negligenciadas no país e, muitas vezes, seus riscos e efeitos são desconhecidos pela população.

Diante desse contexto, o Centro de Estudos do Icict/Fiocruz propõe um amplo debate sobre o assunto, visando mobilizar a comunidade científica e atores da sociedade interessados pela pauta e contribuir para uma maior participação social no campo da saúde pública e do bem estar animal. O seminário ‘Zoonoses e animais negligenciados’ será realizado em 23 de março, das 9h30 às 16h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, situada no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

“O objetivo principal é chamar atenção para o problema que nós temos de zoonoses hoje no país, principalmente os casos de leishmaniose e esporotricose, em que a gente tem observado um número crescente, em algumas cidades em maior quantidade. No último ano, foram 157 casos de leishmaniose visceral, que são números muito significativos”, explica o pesquisador do Icict Paulo Abílio Varela Lisboa, que também é coordenador substituto do Centro de Estudos.

Além dessas zoonoses, também será abordada a raiva, que, mundialmente é responsável por um elevado número de mortes, principalmente em países pobres. “Apesar de termos uma vigilância eficiente, observa-se que há novas notificações de raiva no Brasil. Por isso, é importante agora avaliar qual é o cenário dessa zoonose, o que temos de informação a respeito e novas pesquisas, para que não se torne um problema de saúde pública no país”, explica Paulo Abílio.

Animais abandonados e negligenciados

Além das palestras com especialistas em zoonoses, a programação inclui outro ponto importante para essa discussão, que é a questão do bem estar animal nas grandes cidades. “O abandono de animais é um problema de saúde pública, pois quando são abandonados e passam a viver nas ruas, essas populações são mais vulneráveis a doenças, o que também se tornam um risco às pessoas, avalia o pesquisador.

Para ele, as doenças transmitidas por animais ou doenças transmitidas por vetores, como a leishmaniose, em que os cães infectados a partir do mosquito podem vir a infectar uma pessoa, estão diretamente associados ao problema de abandono dos animais de rua, animais errantes e animais de colônia, por isso deve-se discutir questões de posse responsável.

Nesse sentido, a programação irá tratar, pela primeira vez no âmbito da Fiocruz, a questão dos animais domésticos abandonados no entorno dos campi da fundação. Uma mesa redonda promoverá um debate com representantes de outras instituições como Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ. A Subsecretária de Defesa e Bem Estar Animal da Prefeitura do Rio de Janeiro também irá apresentar a nova visão sobre o tema adotada pela esfera municipal.

“O problema maior das zoonoses não é para o animal que tem guarda, que tem dono, porque nesses casos muitas vezes o proprietário busca ou pode bancar um tratamento. Por outro lado, a gente tem uma população de animais de rua, aqui mesmo, por exemplo, no entorno do campus da Fiocruz, que suscitam uma série de questões. Quem cuida desses animais? Qual o papel das esferas públicas?”, indaga o organizador do evento.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Haverá transmissão online para quem desejar assistir via internet. O link será divulgado brevemente no site do Icict e nas nossas redes sociais.

Programação

Seminário Zoonoses e animais negligenciados

23/03/2017 – quinta-feira
9h30 às 16h30
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, Campus Fiocruz - Avenida Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché

9h: Abertura
Centro de Estudos/Icict

9h15: Palestra "Raiva"
Convidada: Patrícia Meneguete  (SES/RJ)
Mediador: Prof. Clayton Bernadinelli Gitti  (UFRRJ)

10h: Palestra "Esporotricose"
Convidados: Alessandra Pereira e Rogério Lobo (ANCLIVEPA/RJ)
Mediador: Ana Cristina Mendes (ABEVT)

10h45: Palestra "Leishmaniose"
Convidados: Luiz Eduardo Ristow (Tecsa/BH)  e Paulo Abilio Varella Lisboa (Icict/Fiocruz)

11h30: Apresentação do Aplicativo ViconSaga Zoonoses
Convidado: Tiago Marino (UFRRJ)

12h: ALMOÇO

13h: Palestra "Tratamento da Leishmaniose novos cenários"
Convidada: Romeika Reis (Virbac)

14h: "Nova visão do município sobre o Bem Estar animal" – (SUBEM)
Suzane Therezinha Dinelli Rizzo (Prefeitura RJ)

14h30: Palestra "Animais de colônia"
Convidada: Lilian Queiroz (ONG Oito Vidas)

15h: Mesa Redonda "Animais abandonados em campus públicos"
Convidados: Felipe Delorne (UFRRJ), Fernanda Campista (SEAP/RJ) e Reynaldo Velloso (CPDA/OAB-RJ)

16h30: ENCERRAMENTO

Comentários

Prezada Monalisa, No momento, dentro do sistema de inscrições, as vagas estão preenchidas. Mas solicitamos que tente efetuar novamente o cadastro, pois será gerada uma lista de espera. Ficamos à disposição, em caso de dúvidas. Você também pode nos contactar pelo email atendimentoascom@icict.fiocruz.br. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação

Inscrição no Seminário do dia 23 de março de 2017.

Solicito por gentileza minha inscrição no seminário sobre Zoonoses e animais negligenciados, que será realizado no dia 23 de março de 2017. Antecipadamente agradeço a atenção recebida.

Prezada Liliane, Solicitamos por favor realizar sua inscrição por meio de formulário, no link http://eventos.icict.fiocruz.br. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação

Boa tarde! Eu acesso a página "www.eventos.icict.fiocruz.br" para fazer a inscrição do evento citado na seção "Assunto" e nenhuma caixa de diálogo abre. Pergunto: Como fazer a inscrição para seminário sobre Zoonoses e animais negligenciados do Centro de Estudos, dia 23 de março?

Agradecemos o contato. No momento, estamos com problemas nessa plataforma. Favor acessar em algumas horas pelo link http://eventos.icict.fiocruz.br para efetuar sua inscrição. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação

Bom dia, fui me inscrever no Seminário de Zoonoses e animais negligenciados só que no link que consta para inscrição não há nada além da mensagem de que não existe nenhum evento futuro. Gostaria de saber se foi um erro do site, se ainda há vagas ou se já foram todas preenchidas e por isso não há campo para inscrição. Grata.

Agradecemos o contato. Ainda há vagas, contudo há um problema técnico no sistema de inscrições. Solicitamos que tente fazer novamente sua inscrição daqui algumas horas. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Saiba mais: zoonoses negligenciadas e saúde pública

Doenças como esporotricose, leishmaniose e raiva, que afetam a saúde de animais e pessoas ainda carecem de políticas públicas específicas, defende especialista

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS