"Saúde coletiva e Epistemologias do Sul" ganham curso no PPGICS

por
Graça Portela
,
02/01/2018

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict, e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) fecharam parceria a Universidade de Coimbra (Portugal) para oferecer o curso "Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde", que tem inscrições abertas a partir do dia 2 de janeiro de 2018.

O curso tem por objetivo central aprofundar as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos em sua relação com a Saúde Coletiva, em particular em suas dimensões epistemológicas e comunicacionais. Para ministrar o curso, dois professores da Universidade de Coimbra: João Arriscado Nunes e Bruno Sena Martins, ambos do Centro de Estudos Sociais da universidade portuguesa. O curso tem carga horária de 30 horas e será ministrado de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018, das 8h às 17h. As aulas serão ministradas no prédio da Ensp e também no Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz.

Com coordenação da pesquisadora Inesita Soares de Araujo, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e do PPGICS, ambos do Icict, e do pesquisador Marcelo Firpo Porto, do PPGSP/Ensp, o curso é voltado para alunos de mestrado e doutorado das duas unidades da Fiocruz, mas caso as 25 vagas não sejam preenchidas, está aberto também para alunos de pós-graduação de outras unidades da Fundação Oswaldo Cruz e de outras instituições de ensino.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no curso, que está disponível no site da Plataforma SIGA - no link Inscrição>Informação e Comunicação em Saúde - Icict >Inscrição - entre os dias 2 e 29 de janeiro de 2018, anexando também carta de intenção e Currículo Lattes, além é claro de cópias de documento solicitadas na chamada pública do curso. Para outras informações, entre em contato com a Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ) ou pelos telefones (21) 3882- 9033 e 3882-9063 ou ainda pelo e-mail gestac.ppgics@icict.fiocruz.br

Leia ao lado a chamada pública e também informações sobre as "Epistemologias do Sul".

Comentários

Tenho interesse em participar do curso. No entanto, tomei ciência quando findo o prazo de inscrição. Gostaria de orientação quanto a participação como ouvinte ou algo similar .

Informações adicionais sobre os cursos do Icict podem ser solicitadas à Gestão Acadêmica: Av. Brasil, 4.036, sala 210, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ) Telefones (21) 3882- 9033 e 3882-9063 e-mail: gestac.ppgics@icict.fiocruz.br

Bom Dia! Quero participar desse curso

Tenho interesse em me inscrever para realizar o curso

Quero participar deste curso.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Livro completo Epistemologias do Sul

Livro "Epistemologias do Sul", organizado por Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses - Edições Almedina (Coimbra, Portugal)

PPGICS - Chamada Pública - Curso Epistemologias do Sul

Curso em nível de pós-graduação, de abrangência internacional, intitulado Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde. Inscrições entre 2 e 29/10/2018

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS