Selo Fiocruz Vídeo abre seleção de projetos audiovisuais em saúde

por
Ascom/Icict
,
06/03/2018

Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública. O concurso de apoio à produção de obras audiovisuais é promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio da VideoSaúde Distribuidora.

Em sua terceira edição, o edital irá selecionar seis documentários e uma animação, que podem receber apoio financeiro entre R$ 85 mil a R$ 220 mil. As inscrições são gratuitas e abertas a empresas produtoras de qualquer região do Brasil, que podem mandar seus projetos até 04 de junho de 2018. Para concorrer, os realizadores deverão enviar, além da documentação da empresa, um projeto técnico contendo justificativa, plano de direção, roteiro, público prioritário, orçamento detalhado, currículo ou portfólio do diretor e da empresa e cronograma. Não serão aceitos projetos que já tenham iniciado qualquer etapa de produção.

O objetivo do edital é fomentar filmes que ampliem o acesso do público em geral aos conhecimentos e debates sobre as principais questões do campo da saúde pública brasileira. Além disso, a VideoSaúde espera ampliar sua oferta de títulos que possam ser exibidos em atividades de formação e promoção da saúde. As obras selecionadas pelo edital do Selo Fiocruz Vídeo posteriormente também estarão presentes em repositórios institucionais de acesso aberto e ganham distribuição em formato físico, pela Editora Fiocruz.

Temas relevantes à saúde pública

Dentre os temas privilegiados por esta edição estão: atenção primária em saúde e Estratégia Saúde da Família, determinação social da saúde, doenças negligenciadas, transmissíveis e não transmissíveis, gravidez na adolescência e amamentação, história da saúde pública e das ciências, saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde mental, saúde nas prisões, vigilância em saúde e violência e saúde. Na escolha dos projetos será avaliada a relevância do tema abordado para as políticas públicas de saúde.

De acordo com o edital do Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais, a análise e avaliação das propostas, coordenada pelo Conselho Curador do Selo Fiocruz Vídeo, levará em consideração critérios como criatividade artística, comunicabilidade, currículo do diretor e do produtor, compatibilidade da obra proposta com o cronograma e a previsão orçamentária e viabilidade de execução da proposta. 

Além disso, também está entre as obrigações dos proponentes, assegurar a correção das informações científicas, médicas e de saúde pública, de descrições de doenças, de ações preventivas de saúde, de tratamentos médicos, de direitos dos pacientes e usuários dos serviços de saúde, de boas práticas de laboratório, de biossegurança ou quaisquer outras informações relevantes ao público. Por isso, uma das exigências do edital é o acompanhamento de um consultor científico.

Antes de enviar sua inscrição, é muito importante conhecer todas as exigências previstas em edital, que se encontra publicado no site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da VideoSaúde Distribuidora. De acordo com o regulamento, o prazo para submissão dos projetos e entrega das fichas de inscrição devidamente preenchidas é de 90 dias a partir de sua publicação, com previsão de finalização do processo no início do segundo semestre.

Selo Fiocruz Vídeo

O Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, que populariza e democratiza o acesso ao conhecimento em saúde pública por meio da comercialização de DVDs a baixo custo e na internet, em acesso aberto. Os produtos podem ser adquiridos por meio da Editora Fiocruz e também em eventos científicos e feiras audiovisuais. A iniciativa fomenta e incentiva a produção independente de audiovisuais em saúde, com o lançamento de editais de financiamento à produção e à finalização.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br

Prazo para encaminhamento das propostas: 04 de junho de 2018

Novo prazo para encaminhamento das propostas (após prorrogação): 04 de julho de 2018 

Confira o edital da seleção

Perguntas frequentes sobre a seleção

ADENDOS:

Divulgada Retificação do Edital de Seleção (12/04/2018)

Novo cronograma (Prorrogação do prazo de inscrição) (30/05/2018)

Inscrições deferidas (03/08/2018)

Respostas aos recursos administrativos (13/08/2018)

 

Comentários

Já existe previsões para os resultados finais? obgada!

Prezada Flávia, O prazo para recurso foi de 06 a 08/08. O resultado foi liberado em 13/08, no endereço www.fiocruz.br/videosaude Após essa etapa, os projetos seguem de acordo com os itens abaixo atendendo aos prazos, conforme Cronograma do Edital: - item 8 do cronograma - Análise e Julgamento dos projetos; - item 9 do cronograma - Divulgação dos resultados com publicação no Diário Oficial da União. Todos os projetos selecionados estão em fase de avaliação e seleção, seguindo o prazo estipulado no cronograma. O ideal é continuar acompanhando o site, com base na tabela do cronograma disponível no Edital para o início e finalização do julgamento dos projetos. Lembrando que esta fase é somente para as empresas que tiveram as inscrições deferidas. Em tempo, informamos que o canal de contato é o e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br Atenciosamente, Selo Fiocruz Vídeo

Bom dia gostaria de saber quando deve sair o resultado de Análise e julgamento dos projetos?

Prezada Jade, O prazo para recurso foi de 06 a 08/08. O resultado foi liberado em 13/08, no endereço www.fiocruz.br/videosaude Após essa etapa, os projetos seguem de acordo com os itens abaixo atendendo aos prazos, conforme Cronograma do Edital: - item 8 do cronograma - Análise e Julgamento dos projetos; - item 9 do cronograma - Divulgação dos resultados com publicação no Diário Oficial da União. Todos os projetos selecionados estão em fase de avaliação e seleção, seguindo o prazo estipulado no cronograma. O ideal é continuar acompanhando o site, com base na tabela do cronograma disponível no Edital para o início e finalização do julgamento dos projetos. Lembrando que esta fase é somente para as empresas que tiveram as inscrições deferidas. Em tempo, informamos que o canal de contato é o e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br Atenciosamente, Selo Fiocruz Vídeo

Prezados, Entrei com um recurso sobre o indeferimento de meu projeto e gostaria de saber quando sai o resultado.

Olá. O cronograma do processo seletivo consta no documento disponível no link: https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/SELE%C3%87%C3%83O%20%20P%C3%9ABLICA%20%20POR%20CONCURSO%20N%C2%BA005%20_%20NOVO%20CRONOGRAMA.pdf

Não consigo acessar o resultado de deferimento. Tem como obter a lista por e-mail?

Olá, Marcê. Os proponentes que desejarem consultar os motivos para indeferimento de inscrição deverão solicitá-lo pelo e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br. O prazo para interposição de recurso é 08/08/2018. Assessoria de Comunicação

Como sabemos o porque das inscrições não deferidas?

Olá, Marcos. Os proponentes que desejarem consultar os motivos para indeferimento de inscrição deverão solicitá-lo pelo e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br. O prazo para interposição de recurso é 08/08/2018. Assessoria de Comunicação

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Selo Fiocruz Vídeo - Seleção pública para produção audiovisual 2018

Instrumento Convocatório - Seleção Pública Por Concurso Nº 005/2018/Fiotec

Selo Fiocruz Vídeo 2018 - Perguntas Frequentes

Seleção pública para produção audiovisual - animação e documentário -2018

Selo Fiocruz Vídeo 2018 - Retificação do Item 6.4. do Instrumento Convocatório

Edital de retificação do Instrumento Convocatório - Seleção Pública por Concurso Nº 005/2018-Fiotec

Selo Fiocruz Vídeo 2018: Inscrições Deferidas

Seleção Pública Por Concurso Nº 005/2018- FIOTEC - Relação de inscrições deferidas

Selo Fiocruz Vídeo 2018: Novo cronograma (prorrogação)

Concurso de Seleção Pública para produção audiovisual em saúde (Concurso Nº 005/2018/Fiotec)

Assuntos relacionados

Selo Fiocruz Vídeo disponibiliza documentários no youtube

As produções "As sementes", "Mulheres das águas" e "Fé eterna na ciência" podem ser assistidas na íntegra

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS