Selo Fiocruz Vídeo abre seleção de projetos audiovisuais em saúde

por
Ascom/Icict
,
06/03/2018

Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública. O concurso de apoio à produção de obras audiovisuais é promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio da VideoSaúde Distribuidora.

Em sua terceira edição, o edital irá selecionar seis documentários e uma animação, que podem receber apoio financeiro entre R$ 85 mil a R$ 220 mil. As inscrições são gratuitas e abertas a empresas produtoras de qualquer região do Brasil, que podem mandar seus projetos até 04 de junho de 2018. Para concorrer, os realizadores deverão enviar, além da documentação da empresa, um projeto técnico contendo justificativa, plano de direção, roteiro, público prioritário, orçamento detalhado, currículo ou portfólio do diretor e da empresa e cronograma. Não serão aceitos projetos que já tenham iniciado qualquer etapa de produção.

O objetivo do edital é fomentar filmes que ampliem o acesso do público em geral aos conhecimentos e debates sobre as principais questões do campo da saúde pública brasileira. Além disso, a VideoSaúde espera ampliar sua oferta de títulos que possam ser exibidos em atividades de formação e promoção da saúde. As obras selecionadas pelo edital do Selo Fiocruz Vídeo posteriormente também estarão presentes em repositórios institucionais de acesso aberto e ganham distribuição em formato físico, pela Editora Fiocruz.

Temas relevantes à saúde pública

Dentre os temas privilegiados por esta edição estão: atenção primária em saúde e Estratégia Saúde da Família, determinação social da saúde, doenças negligenciadas, transmissíveis e não transmissíveis, gravidez na adolescência e amamentação, história da saúde pública e das ciências, saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde mental, saúde nas prisões, vigilância em saúde e violência e saúde. Na escolha dos projetos será avaliada a relevância do tema abordado para as políticas públicas de saúde.

De acordo com o edital do Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais, a análise e avaliação das propostas, coordenada pelo Conselho Curador do Selo Fiocruz Vídeo, levará em consideração critérios como criatividade artística, comunicabilidade, currículo do diretor e do produtor, compatibilidade da obra proposta com o cronograma e a previsão orçamentária e viabilidade de execução da proposta. 

Além disso, também está entre as obrigações dos proponentes, assegurar a correção das informações científicas, médicas e de saúde pública, de descrições de doenças, de ações preventivas de saúde, de tratamentos médicos, de direitos dos pacientes e usuários dos serviços de saúde, de boas práticas de laboratório, de biossegurança ou quaisquer outras informações relevantes ao público. Por isso, uma das exigências do edital é o acompanhamento de um consultor científico.

Antes de enviar sua inscrição, é muito importante conhecer todas as exigências previstas em edital, que se encontra publicado no site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da VideoSaúde Distribuidora. De acordo com o regulamento, o prazo para submissão dos projetos e entrega das fichas de inscrição devidamente preenchidas é de 90 dias a partir de sua publicação, com previsão de finalização do processo no início do segundo semestre.

Selo Fiocruz Vídeo

O Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, que populariza e democratiza o acesso ao conhecimento em saúde pública por meio da comercialização de DVDs a baixo custo e na internet, em acesso aberto. Os produtos podem ser adquiridos por meio da Editora Fiocruz e também em eventos científicos e feiras audiovisuais. A iniciativa fomenta e incentiva a produção independente de audiovisuais em saúde, com o lançamento de editais de financiamento à produção e à finalização.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br

Prazo para encaminhamento das propostas: 04 de junho de 2018

Novo prazo para encaminhamento das propostas (após prorrogação): 04 de julho de 2018 

Confira o edital da seleção

Perguntas frequentes sobre a seleção

ADENDOS:

Divulgada Retificação do Edital de Seleção (12/04/2018)

Novo cronograma (Prorrogação do prazo de inscrição) (30/05/2018)

 

Comentários

Bom dia. Enviei um projeto por Sedex, postado no dia 4/6 em agencia de Copacabana. A funcionária me disse que, por conta da greve dos caminhoneiros, a encomenda levaria 8 dias úteis para chegar na Fiocruz, o que na época me deixou preocupado, mas com o adiamento do prazo imagino que ele deve ter sido entregue. Seria possível vocês me confirmarem a recepção? O título é "Ervas Medicinais Amazônicas e Saúde Mental". Quando será feita a divulgação das inscrições deferidas ? E dos projetos aprovados? Obrigado pela atenção, Eduardo Homem

Prezado Proponente, Foram recebidos os 02 (dois) envelopes do proponente: Sempre Viva Produções Ltda (cnpj 10.571.946/0001-61) Atenciosamente, Selo Fiocruz Vídeo

Vocês divulgarão a lista de inscritos e habilitados em algum local? Obrigado

Bom dia, Lucas, A lista sai hoje, 12/07/2018, e será disponibilizada nos sites informados no Edital 2018. Um abraço, Assessoria de Comunicação (Ascom)/Icict/Fiocruz

Já está disponível o resultado do edital de 2008? É que não achei nada e se não estou enganada o prazo acaba hoje, obg Fx

Olá! Existem "modelos" de orçamento e cronograma previstos para o edital?

Boa tarde, no Anexo I devemos especificar o mês e o ano do concurso, certo? Seria março de 2018? ".....atendendo ao item 7 da Seleção Pública por Concurso nº 005/2018, _______ de 201____.

Olá Juliana, Sim, conforme está no Edital. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Sou Cromacientista Profissional desde 1970, nesses 48 anos de trajetória tenho atendido pacientes de todas as faixas etária e ambos os gêneros com diferentes patologias incluindo C.A. tenho laudos médicos do INCA do acometimento interno e fotografias das curas externas. Porém sem ter CNPJ por ser Docente Multidisciplinar, sem ser uma Empresa, como pessoa física posso participar deste EDITAL? Agradeço as orientações pertinentes para eu participar deste concurso. Saudações Maryáh da Penhã da Sylva

Olá Mariáh, Estas informações estão disponíveis no Edital (veja ao lado direito da notícia). Na página 7, do Edital está escrito: Poderão participar do concurso: a) Pessoas jurídicas que não estejam sob regime de falência, concordata, recuperação judicial ou extrajudicial, dissolução ou liquidação. b) Pessoas jurídicas não suspensas do direito de licitar ou contratar com a Fiocruz /Fiotec c) Pessoas jurídicas não declaradas inidôneas por qualquer órgão ou entidades públicas federal, estadual, distrital ou municipal. d) Pessoas jurídicas isoladamente, não reunidas em consórcio. e) Sociedades cooperativas para a prestação do serviço que não estejam contemplados no Termo de Conciliação Judicial celebrado entre o Ministério Público do Trabalho e a União. f) Instituições sem fins lucrativos que detenham objetivo social ou estatutário compatível com o objeto do certame. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Selo Fiocruz Vídeo - Seleção pública para produção audiovisual 2018

Instrumento Convocatório - Seleção Pública Por Concurso Nº 005/2018/Fiotec

Selo Fiocruz Vídeo 2018 - Perguntas Frequentes

Seleção pública para produção audiovisual - animação e documentário -2018

Selo Fiocruz Vídeo 2018 - Retificação do Item 6.4. do Instrumento Convocatório

Edital de retificação do Instrumento Convocatório - Seleção Pública por Concurso Nº 005/2018-Fiotec

Selo Fiocruz Vídeo 2018: Novo cronograma (prorrogação)

Concurso de Seleção Pública para produção audiovisual em saúde (Concurso Nº 005/2018/Fiotec)

Assuntos relacionados

Selo Fiocruz Vídeo disponibiliza documentários no youtube

As produções "As sementes", "Mulheres das águas" e "Fé eterna na ciência" podem ser assistidas na íntegra

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS