Selo Fiocruz Vídeo abre seleção de projetos audiovisuais em saúde

por
Ascom/Icict
,
06/03/2018

Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública. O concurso de apoio à produção de obras audiovisuais é promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio da VideoSaúde Distribuidora.

Em sua terceira edição, o edital irá selecionar seis documentários e uma animação, que podem receber apoio financeiro entre R$ 85 mil a R$ 220 mil. As inscrições são gratuitas e abertas a empresas produtoras de qualquer região do Brasil, que podem mandar seus projetos até 04 de junho de 2018. Para concorrer, os realizadores deverão enviar, além da documentação da empresa, um projeto técnico contendo justificativa, plano de direção, roteiro, público prioritário, orçamento detalhado, currículo ou portfólio do diretor e da empresa e cronograma. Não serão aceitos projetos que já tenham iniciado qualquer etapa de produção.

O objetivo do edital é fomentar filmes que ampliem o acesso do público em geral aos conhecimentos e debates sobre as principais questões do campo da saúde pública brasileira. Além disso, a VideoSaúde espera ampliar sua oferta de títulos que possam ser exibidos em atividades de formação e promoção da saúde. As obras selecionadas pelo edital do Selo Fiocruz Vídeo posteriormente também estarão presentes em repositórios institucionais de acesso aberto e ganham distribuição em formato físico, pela Editora Fiocruz.

Temas relevantes à saúde pública

Dentre os temas privilegiados por esta edição estão: atenção primária em saúde e Estratégia Saúde da Família, determinação social da saúde, doenças negligenciadas, transmissíveis e não transmissíveis, gravidez na adolescência e amamentação, história da saúde pública e das ciências, saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde mental, saúde nas prisões, vigilância em saúde e violência e saúde. Na escolha dos projetos será avaliada a relevância do tema abordado para as políticas públicas de saúde.

De acordo com o edital do Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais, a análise e avaliação das propostas, coordenada pelo Conselho Curador do Selo Fiocruz Vídeo, levará em consideração critérios como criatividade artística, comunicabilidade, currículo do diretor e do produtor, compatibilidade da obra proposta com o cronograma e a previsão orçamentária e viabilidade de execução da proposta. 

Além disso, também está entre as obrigações dos proponentes, assegurar a correção das informações científicas, médicas e de saúde pública, de descrições de doenças, de ações preventivas de saúde, de tratamentos médicos, de direitos dos pacientes e usuários dos serviços de saúde, de boas práticas de laboratório, de biossegurança ou quaisquer outras informações relevantes ao público. Por isso, uma das exigências do edital é o acompanhamento de um consultor científico.

Antes de enviar sua inscrição, é muito importante conhecer todas as exigências previstas em edital, que se encontra publicado no site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da VideoSaúde Distribuidora. De acordo com o regulamento, o prazo para submissão dos projetos e entrega das fichas de inscrição devidamente preenchidas é de 90 dias a partir de sua publicação, com previsão de finalização do processo no início do segundo semestre.

Selo Fiocruz Vídeo

O Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, que populariza e democratiza o acesso ao conhecimento em saúde pública por meio da comercialização de DVDs a baixo custo e na internet, em acesso aberto. Os produtos podem ser adquiridos por meio da Editora Fiocruz e também em eventos científicos e feiras audiovisuais. A iniciativa fomenta e incentiva a produção independente de audiovisuais em saúde, com o lançamento de editais de financiamento à produção e à finalização.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail fiocruzvideo@fiocruz.br

Prazo para encaminhamento das propostas: 04 de junho de 2018

Confira o edital da seleção

Perguntas frequentes sobre a seleção

ADENDOS:

Divulgada Retificação do Edital de Seleção (12/04/2018)

 

Comentários

Boa noite. Onde encontro os anexos solicitados pelo Edital. Anexo I do Requerimento de Inscrição, Anexo II da Declaração de Aceitação do Realizador – Diretor e do anexo III da Declaração de ausência de parentesco. E ainda os anexos V; IV e VIII. grato

Os anexos encontram-se disponíveis a partir da página 27 do edital, disponível no link https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Instrumento%20Convocat%C3%B3rio_005_2018-%20Selec%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20por%20concurso%20%20selo%20Fiocruz%20V%C3%ADdeo.pdf Para mais informações, você pode escrever para fiocruzvideo@fiocruz.br Assessoria de Comunicação

gostaria de saber como faço minha inscrição

Olá Luana, Veja todas informações para realizar a sua inscrição no edital, que está no canto superior direito ("Arquivos para download") da matéria. Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz.

não consigo carregar o pdf com perguntas frequentes.

Olá Luciano, Tente mais uma vez, pois não encontramos problema aqui para baixar o arquivo em pdf. Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz.

Boa tarde, não seria o caso tentar a desburocratização desse edital? Pra que a empresa vai entregar tanto documento na fase uma habilitação, que não da a certeza da realização da obra. ? Os editais hoje, só cobram tais documentos, depois que a obra foi selecionada. Vamos tentar também editais sem envio de papel. Tudo em pdf, bem organizado num e-mail salvam muitas árvores!

Agradecemos o seu comentário e vamos encaminhá-lo para os organizadores do edital. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação

Boa tarde, Não estou conseguindo acessar o link do edital completo. Poderiam enviar? Muito obrigada, Ieda Rozenfeld

Agradecemos o contato. O edital completo está no primeiro link no menu lateral, à direita, e você também pode acessá-lo no link abaixo: https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Instrumento%20Convocatório_005_2018-%20Selecão%20Pública%20por%20concurso%20%20selo%20Fiocruz%20Vídeo.pdf

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Selo Fiocruz Vídeo - Seleção pública para produção audiovisual 2018

Instrumento Convocatório - Seleção Pública Por Concurso Nº 005/2018/Fiotec

Selo Fiocruz Vídeo 2018 - Perguntas Frequentes

Seleção pública para produção audiovisual - animação e documentário -2018

Selo Fiocruz Vídeo 2018 - Retificação do Item 6.4. do Instrumento Convocatório

Edital de retificação do Instrumento Convocatório - Seleção Pública por Concurso Nº 005/2018-Fiotec

Assuntos relacionados

Selo Fiocruz Vídeo disponibiliza documentários no youtube

As produções "As sementes", "Mulheres das águas" e "Fé eterna na ciência" podem ser assistidas na íntegra

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.