
Serviços:
- Atualização do sistema de emissão de fichas catalográficas;
- Cadastro de usuários;
- Comutação bibliográfica;
- Empréstimo de livros;
- Levantamentos bibliográficos on-line;
- Manutenção do acervo;
- Manutenção da Biblioteca Virtual em Aleitamento Materno;
- Orientação em bases de dados;
- Revisões sistemáticas;
- Treinamentos virtuais.
Compõe a Rede de Bibliotecas da Fiocruz e atende a profissionais de saúde, alunos de pós-graduação, residências, professores, pesquisadores e trabalhadores da Fundação, bem como o público em geral.
Acervo
A biblioteca reúne mais de 40 mil itens, entre livros, periódicos, teses, dissertações, folhetos e outros materiais.
Áreas temáticas:
Saúde materno infantil; Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do adolescente - Pediatria; Ginecologia; Psicologia; Fonoaudiologia; Medicina; Aleitamento humano; Imunologia; Patologia; Neurologia; Alergia; Doenças infecciosas; Dermatologia; Cardiologia; Cirurgia; Promoção da Saúde; Obstetrícia, Gastroenterologia, Hematologia, Neonatologia, Neurologia, Genética, Farmácia, Pneumologia, Radiologia, Tratamento Intensivo.
Breve histórico
A biblioteca nasceu em 1924, como biblioteca do então Abrigo Hospital Arthur Bernardes, antiga denominação do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Em 2006, passou a se chamar Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança.
Reconhecido como hospital de ensino em 2006, o IFF/Fiocruz é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fiocruz, que tem por missão promover saúde para mulher, criança e adolescente, além de fortalecer o SUS. Também tem em sua estrutura o Centro Nacional da Rede Global de Bancos de Leite (rBLH).
A Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança encontra-se sob a coordenação do Icict e integra a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, desde a sua criação em 2002.