conteúdo principal

BibSMC: Geração de fichas catalográficas no sistema

Os usuários da Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança podem usar o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso.

De acordo com a norma para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 14724), com base nas regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), a ficha catalográfica deve constar no verso da folha de rosto de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso, de modo a representar e identificar o documento por meio das informações de autor (es), título, local, data, número de folhas e bibliografia, orientadores e descritores.

Para criar a ficha, é preciso preencher os campos de formulário do sistema e gerar um arquivo em formato *PDF, disponível para baixar, ou imprimir.

Atenção: 
  • Os dados fornecidos são de responsabilidade do autor (a).
  • A biblioteca não fornece código de Classificação Decimal de Dewey (CDD), ou qualquer outro dado que não conste no formulário do Sistema.
  • Também não atesta os dados da ficha após a emissão.

Para inserir a ficha no trabalho em documentos em formato de texto, é possível fazer uma cópia da tela, com as teclas Ctrl e Print Scrn, e depois colar a imagem em um editor de imagens, ou diretamente no trabalho. Para trabalhos no formato PDF, insira a ficha após a folha de rosto, utilizando um editor de PDF.

O Sistema foi elaborado pelo Serviço de Desenvolvimento do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Icict), em conjunto com a Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança, a partir de script cedido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, adaptado às necessidades dos alunos dos Programas de Pós-Graduação da Instituto Nacional de Saúde, da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Em caso de dúvidas, ou sugestões, entrar em contato, pelo e-mail bibsmc@icict.fiocruz.br.

Confira: