Aula inaugural do Ensino do Icict aborda o modelo de desenvolvimento brasileiro

por
Graça Portela
,
07/03/2019

Com o tema “O modelo de desenvolvimento brasileiro e a produção de desastres. A perspectiva da informação e comunicação”, o Ensino do Icict, que envolve a pós-graduação lato e stricto sensu, realizará na terça-feira, 19/03, a partir das 9h, a sua aula inaugural no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos.

O palestrante é o economista e sociólogo da UFRJ, Carlos Vainer, que lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza, onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Sócio-Ambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. 

Para debater com ele, a pesquisadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS), do Departamento de Geografia, da UnB, Eliane Lima e Silva, que também é consultora técnica para área de Saúde e Ambiente com ênfase em emergência em saúde pública. Além dela, o professor da Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, Valdir de Castro Oliveira, que foi coordenador do Programa de Extensão de Mídias Comunitárias do Departamento de Comunicação Social da UFMG e, durante 10 anos, foi o editor do programa Rádio InterFM, de Brumadinho (Minas Gerais). 

Fotos:

1) 1984 - Incêndio na Vila Socó (Cubatão/SP) - Vazamento em dutos subterrâneos da Petrobras espalhou 700 mil litros de gasolina. Após o vazamento, um incêndio destruiu parte da favela. Número de mortos, segundo o Ministério Público: 500 pessoas.

2) 2000 - Baía de Guanabara (Rio de Janeiro/RJ) - Acidentes com navio petroleiro despejou 1.3 milhão de litros de óleo in natura na Baía de Guanabara. Consequências: morte da fauna local e poluição do solo de vários municípios no entorno da baía.

3) 2003 - Rios Pomba e Paraíba do Sul (Região da Mata mineira/MG) - Vazamento de um bilhão de litros de lixívia negra do reservatório da Indústria Cataguases de Papel e Celulose. Consequências: morte de diversos animais, proibição de pesca, poluição dos rios Pomba e Paraíba do Sul, afetando 39 municípios da região e oito cidades do norte do estado do Rio de Janeiro.

4) 2010 - Morro do Bumba (Niterói/RJ) - Deslizamento de terra. Consequências: 48 corpos achados, 267 mortos (números não oficiais), mais de 10 mil desabrigados.

O tema da aula se originou a partir de reflexões e questionamentos de pesquisadores, professores e alunos, e a população em geral sobre as causas e efeitos dos desastres ambientais como os que ocorreram em Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, e Brumadinho, ambos em Minas Gerais, e seus impactos ambientais e na saúde. Segundo a ementa da aula, "o Brasil vem assistindo a progressiva destruição do seu patrimônio ecológico, cultural e econômico, muitas vezes a custa de vidas humanas. O incêndio do Museu Nacional, os desastres em Mariana e Brumadinho, o desmatamento de grandes áreas de floresta, ameaças a populações tradicionais são alguns exemplos trágicos de desastres recentes. Outros desastres, mais localizados e de menor repercussão na mídia, também contribuem para esta destruição. Neste contexto, cabe uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, ou 'des-envolvimento' e suas repercussões sobre a saúde da população. Qual o papel da mídia? Como estes desastres têm sido absorvidos e elaborados pela população? Como estes desastres aparecem ou são ocultos pelas fontes oficiais de informação? Qual o papel do Estado e do SUS na mitigação de desastres?". Estas questões são as que serão levantadas durante a palestra, seguida de debate, na aula inaugural do Ensino.

Fotos:

5) 2011 - Região Serrana (Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim/RJ) - Deslizamento de terra. Consequências: 869 pessoas morreram (Nova Friburgo: 418 mortos; Teresópolis: 354 vítimas; distrito de Itaipava, em Petrópolis: 71 mortos; Sumidouro: 21 mortos; São José do Vale do Rio Preto: 044 e Bom Jardim: 01).

6) 2015 - Bento Rodrigues (Mariana/MG) - Rompimento da barragem da Samarco/Vale, com o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de rejeito. Consequências: 18 mortos e 01 desaparecido (dados oficiais), impactos no abastecimento de água em cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, além de danos a monumentos históricos, fauna e flora. Mancha poluente atingiu o Oceano Atlântico, atingindo os corais de Abrolhos (BA). 

7) 2018 - Museu Nacional (Rio de Janeiro/RJ) - Incêndio destruiu totalmente o Museu Nacional, da UFRJ. Consequências: Não houve mortes, mas o dano ao patrimônio histórico do país é incomensurável.

8) Séculos 20 e 21 (Região Amazônica/Brasil) - Incêndios na mata virgem para transformar a floresta em área de plantio ou pasto. Consequências: Poluição para as cidades do entorno, com problemas de saúde para a população, desequilíbrio ambiental.

O evento, com entrada franca, acontece durante a semana de abertura do ano letivo do Ensino, que vai de 18/03 a 22/03/2019. A Semana terá diversas atividades dentro e fora do Icict, voltada aos alunos. A programação completa poderá ser baixada ao lado.

Para participar da palesta no dia 19/03, as pessoas devem se inscrever no site Eventos Icict (https://eventos.icict.fiocruz.br). Haverá tradução em Libras e transmissão online pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora (www.youtube.com/videosaudefio).

Leia, ao lado, alguns artigos de Carlos Vainer, Eliane Lima e Silva e Valdir de Castro Oliveira.

A Biblioteca de Manguinhos fica na Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

Serviço

Evento:  Aula Inaugural do Ensino 2019
Tema: “O modelo de desenvolvimento brasileiro e a produção de desastres. A perspectiva da informação e comunicação”
Palestrante: Carlos Vainer -  economista e sociólogo da UFRJ
Debatedores:  Eliane Lima e Silva – Departamento de Geografia/UnB e Valdir de Castro Oliveira – PPGICS/Icict
Dia/Horário: 19/03/2019, 3ª feira, das 9h às 12h30
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz - Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: Eventos Icict - https://eventos.icict.fiocruz.br
Transmissão online: Canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora - www.youtube.com/videosaudefio
 

Créditos

Fotos: Agência Brasil e Centro de Estudos e Pesqiusas em Engenharia e Defesa Civil,da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED/UFSC | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict)

Comentários

Gostaria de me inscrever para assistir essa aula inaugural do Icict, em 19/03/2019.

Olá Sonia, você deverá se inscrever no site Eventos Icict (https://eventos.icict.fiocruz.br). Att., Assessoria de Comunicação | Icict | Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

PPGICS 2019 - A Programação da Semana de Ensino - De 18 a 22/03/2019

Semana de Ensino do PPGICS 2019, com diversas atividades para os alunos da Pós-Graduação e também com a aula inaugural no dia 19/03, terça-feira, das 9h às 12h30. Leia

PPGICS 2019 - Carlos Vainer - Artigo: Cidade de Exceção

Cidade de Exceção: reflexões a partir do Rio de Janeiro - Autor: Carlos Vainer - Ano: 2016

PPGICS 2019 - Carlos Vainer - Artigo: Pátria, empresa e mercadoria

Pátria, empresa e mercadoria - Notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. Autor: Carlos Vainer - Ano: 2011

PPGICS 2019 - Carlos Vainer - Artigo: Utopias urbanas

Utopias urbanas e desafios democráticos - Autor: Carlos Vainer - Ano: 2003

PPGICS 2019 - Eliane Lima e Silva et all - Publicação: Desastres naturais

Desastres naturais e saúde: uma análise da situação do Brasil - Autores: Carlos Machado de Freitas, Diego Ricardo Xavier Silva, Aderita Ricarda Martins de Sena, Eliane Lima Silva, Luiz Belino Ferreira Sales, Mauren Lopes de Carvalho, Maíra Lopes Mazoto, Christovam Barcellos, André Monteiro Costa, Mara Lúcia Carneiro Oliveira e Carlos Corvalán - Ano: 2014

PPGICS 2019 - Eliane Lima e Silva et all. - Publicação: Modelo de susceptibilidade

Emprego de modelo de susceptibilidade a escorregamentos rasos para gestão de riscos de desastres no município de Vitória-ES. Autores: Eliane Lima e Silva, Roberto Arnaldo Trancoso Gomes, Renato Fontes Guimarães e Osmar Abílio de Carvalho Júnior - Ano: 2012

PPGICS 2019 - Valdir de Castro Oliveira - Artigo: Modelo de susceptibilidade

Os sentidos da saúde nas mídias jornalísticas impressas. Autor: Valdir de Castro Oliveira - Ano: 2013

PPGICS 2019 - Valdir de Castro Oliveira et all - Artigo: Comunicação e Mediações em Saúde

Comunicação e Mediações em Saúde: Um olhar a partir do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/Fiocruz). Autores: Inesita Soares de Araujo e Valdir de Castro Oliveira - Ano: 2012

Assuntos relacionados

Pesquisadores do Icict divulgam nota técnica sobre Brumadinho

Divulgação ocorreu durante o evento "Desastre da Vale S. A. em Brumadinho - Impactos sobre a Saúde e desafios para a Gestão de Riscos", dia 05/02

Brumadinho sob a ótica da comunicação e informação em saúde

Alunos de doutorado do PPGICS analisam os impactos de Brumadinho a partir da experiência em Mariana

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS