PPGICS 2020: Inscrições abertas para mestrado e doutorado acadêmico em Informação e Comunicação em Saúde

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
12/08/2019

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos para as turmas que se iniciam em 2020. Os editais contemplam candidatos brasileiros e estrangeiros, que podem se inscrever até 04 de outubro.

Com dez anos de atividades, o PPGICS é o único programa de pós-graduação stricto sensu do país construído sobre a interseção entre os campos da comunicação, da informação e da saúde pública, com metodologia interdisciplinar. Sua área de concentração é denominada como ‘Configurações e dinâmicas da informação e da comunicação em saúde’.

Os cursos dividem-se em duas linhas de pesquisa. A primeira é ‘Produção, organização e uso da informação em saúde’, que inclui dentre seus eixos temas ligados à informação científica e tecnológica  como análise das políticas, modelos, processo e prágicas de organização, avaliação e uso da informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva. 

A segunda linha denomina-se “Informação, comunicação e mediações” e, partindo da premissa de que o direito à comunicação é inerente ao direito à saúde, estuda as relações entre instituições, profissionais de saúde e de comunicação e a população, em suas diversas formas de organização, processos de produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais. 

Processo seletivo

Para se candidatar, os interessados deverão ler atentamente o conteúdo completo das chamadas públicas, que detalham o número de vagas para cada programa, as linhas de pesquisa e seus eixos temáticos, além de descrever todas as exigências e etapas do processo seletivo.

As inscrições se darão por meio de preenchimento de cadastro na Plataforma SIGA, além da submissão de documentos obrigatórios à secretaria acadêmica do Icict. Para o Mestrado, os itens exigidos são: - formulário de Inscrição online preenchido, assinado e digitalizado (em formato PDF); - Currículo completo na Plataforma Lattes, do CNPq; - carta de apresentação; e pré-projeto (formato completo descrito na chamada em anexo).

Para o Doutorado, os candidatos deverão enviar: - formulário de Inscrição online preenchido, assinado e digitalizado (em formato PDF); - cópia digitalizada do Diploma da última titulação e Histórico Escolar; - carta de apresentação; - projeto de pesquisa (formato completo descrito na chamada).

Vale ressaltar que a Gestão Acadêmica divulgou uma errata da chamada pública, alertando que os candidatos ao doutorado, que tiverem suas defesas previstas "entre a data de lançamento do presente edital e o dia 28/02/2020, deverão encaminhadar Cópia do Histórico e do Agendamento da defesa". Acesse à chamada pública, com a errata, ao lado.

Para os dois cursos, os candidatos deverão realizar a homologação de sua inscrição por meio do envio da documentação nos formatos digitais para o endereço eletrônico processoseletivo@icict.fiocruz.br, informando, no campo assunto, os dizeres ‘Inscrição PPGICS 2020’. 

As etapas da seleção incluem prova de inglês, marcada para 17/10, e entrevistas, que deverão ocorrer dentro do período de 12 a 17 de dezembro. Outras informações devem ser obtidas no setor de Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, Prédio da Expansão do Campus, sala 210, em Manguinhos, telefones (21) 3882-9063 ou (21) 3882-9033, ou pelo e-mail gestac.ppgics@icict.fiocruz.br

Comentários

Boa tarde! Sou Engenheiro Eletrotécnico, estou a procura de Vaga para fazer mestrado. caso haja alguma vaga, espero qualquer contacto vossa. Meus cumprimentos!!

Caro Maxson, bom dia. Além das atualizações aqui deste site, você pode acompanhar as ofertas de curso de mestrado do Icict na página de nossa pós-graduação: https://ppgics.icict.fiocruz.br. E os cursos de toda a Fiocruz no Campus Virtual: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal. Att

Prezados, há alguma forma de fazer as aulas em SP, como se fossem presenciais, mas via Skype? Para que os candidatos de outros locais pudessem participar, mas sem sair do local de origem. Eu gosto muito da FIOCRUZ, mas ir para o Rio é complicado. Gostaria de saber se estão pensando nesta possibilidade, até para que se economize nos gastos de viagem, hospedagem, alimentação, etc., relacionados ao curso. Gostaria muito de ver que o governo está pensando em diminuir a falta de oportunidade para os que têm interesse em cursar um mestrado ou doutorado no RJ, mas não podem abandonar a família. Eu tenho marido infartado, e irmã com depressão e outras síndromes. Me ajudaria muito ter uma opção mais flexível. Muito obrigada e espero que aceitem minha sugestão de INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, OK? Gostaria de uma resposta. Deus os abençoe! RZM

Oi Rosana, tudo bem? Obrigado pelo comentário e interesse. A Fiocruz, em seus inúmeros institutos, oferece várias opções de cursos a distância. Mas não é o caso deste mestrado e doutorado, que são presenciais. Você pode pesquisar opções de cursos EaD no Campus Virtual da Fiocruz: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal. De qualquer modo, vamos enviar seu comentário para a secretaria acadêmica do Icict, para que possam avaliar a sugestão para o futuro. Att

Prezado, estou muito grato por ter conhecimento do vosso site e plataforma que acho extremamente excepcional em termos de informação e comunicação. da informação pertinentes e interessantes sobretudo para a formação de quadros técnicos. felicitação.

Qual possibilidade de ofertarem o doutorado, a distância.

Olá, Marinete. Nesse momento não temos previsão de abertura de curso na modalidade à distância. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação

Espero ter uma possibilidade de conseguir uma vaga para o mestrado em informação e comunicação.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

PPGICS 2020: Chamada Pública - Doutorado (candidatos estrangeiros)

Pessoas de nacionalidade não-brasileira e que não residam no Brasil ou que tenham visto temporário de permanência no país

PPGICS 2020: Chamada Pública - Doutorado (ERRATA)

Exclusiva para candidatos brasileiros, estrangeiros com visto permanente e estrangeiros com cidadania brasileira

PPGICS 2020: Chamada Pública - Mestrado

Exclusiva para candidatos brasileiros, estrangeiros com visto permanente e estrangeiros com cidadania brasileira

PPGICS 2020: Chamada Pública - Mestrado (candidatos estrangeiros)

Pessoas de nacionalidade não-brasileira e que não residam no Brasil ou que tenham visto temporário de permanência no país

Assuntos relacionados

PPGICS completa 10 anos debatendo a potência e os desafios da interdisciplinaridade em pesquisa

Programa de pós-graduação do Icict já formou mais de 100 mestres e 50 doutores; jornada comemorativa começa na segunda (12)

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS